Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61399

TítuloEfeito de produção com recurso ao digital: estudos sobre typing e texting
Outro(s) título(s)Digital based production effect: studies about typing and texting
Autor(es)Vieira, Alexandra Maria Magalhães
Orientador(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Luna, Karlos
Palavras-chaveDistintividade
Efeito de produção
Memória
Texting
Typing
Distinctiveness
Memory
Production effect
Data2019
Resumo(s)No efeito de produção palavras lidas em voz alta são melhor recordadas do que palavras lidas em silêncio, um fenómeno explicado pela distintividade associada à produção das palavras. O typing (escrita no computador) é uma produção que melhora a memória, ao apresentar mais elementos distintivos (e.g., ação motora da escrita) do que a leitura silenciosa. Segundo hipotetizamos, também o texting (escrita no telemóvel), ao apresentar ainda mais elementos distintivos (e.g.,elementos sensório-percetivos) poderá melhorar a recordação das palavras face ao typing e leitura em silêncio. No Estudo 1, os participantes estudaram palavras em silêncio e através de typing ou texting, seguindo-se a realização de um teste de reconhecimento onde indicavam se tinham, ou não, estudado as palavras previamente. Através da análise das respostas em cada condição apenas foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as condições silêncio e texting. Para clarificar os resultados foi desenvolvido o Estudo 2, no qual se estudaram palavras em silêncio e através de typing. Os resultados relevaram diferenças marginalmente significativas entre as duas condições. No geral, os resultados apoiam a explicação da distintividade associada à produção das palavras durante o estudo, revelando que as produções com recurso ao digital potenciam a recordação das palavras.
In the production effect, words read aloud are better remembered than words read silently, a phenomenon explained by the distinctiveness underlying the production of the words. Typing (writing in computer) also helps with memory for words, facilitating recognition, since it is associated to additional distinctive elements when compared to silently reading (e.g., motor action). According to our hypothesis, texting (writing in a cell phone) will enhance memory for words when compared to typing or reading in silence because it has more distinctive elements. In Experiment 1, participants were instructed to study words by reading them silently, through typing, or texting. Subsequently, participants completed a recognition test where they indicated if they had study the words presented. The results showed significant differences between the silent and texting conditions. To clarify these results, Experiment 2 was conducted with only silent reading a typing. Results revealed marginal statistical differences between conditions. In sum, our results support the distinctiveness account associated with the production of words, revealing that word recollection is enhanced by digital productions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61399
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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