Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61239

TítuloOs contributos da cultura organizacional para o funcionamento de uma organização: o caso da Bazooka
Outro(s) título(s)The contributions of corporate culture to the functioning of an organization: the case of Bazooka
Autor(es)Silva, Joana Teresa Santos Sampaio
Orientador(es)Balonas, Sara
Palavras-chaveComunicação organizacional
Comunicação interna
Cultura organizacional
Identidade organizacional
Imagem organizacional
Corporate communication
Internal communication
Corporate culture
Corporate identity
Corporate image
Data2019
Resumo(s)Progressivamente, ao longo dos tempos, tem-se observado um aumento dos estudos sobre a importância da Comunicação e da Cultura Organizacional. Tal acontece em virtude de vivermos numa “sociedade de organizações” (Kunsch, 2003). Atualmente, assiste-se a uma crescente preocupação com o fator humano nas organizações, uma vez que estas constituem ajuntamentos compostos por pessoas e para pessoas. Como resultado, a vida organizacional torna-se facilitadora da criação de diversos fenómenos sociais, sendo que a comunicação assume um papel fundamental. A comunicação apresenta-se como um fenómeno que se desdobra nas diversas facetas de uma organização, aplicando-se a diversas áreas e níveis, de tal forma que sem ela a organização não existe (Karl Weick, 1995). A nível interno, a comunicação tem o poder de criar cultura, identidade e imagem de grupo. A cultura apresenta-se como um mecanismo de diferenciação entre organizações, o que implica a partilha de símbolos com significações próprias numa determinada realidade, apresentando-se como um bem intangível da organização que corporifica a identidade e imagem da mesma. A participação na realidade organizacional da Agência de Publicidade Bazooka no Porto, tornou possível compreender que a convivência diária e o comportamento de uma unidade grupal são fenómenos que estabelecem, propositadamente ou não, a rotina e costumes dentro de uma organização e todos esses atos são comunicação. Assim, o presente relatório visa relatar e refletir sobre a experiência de estágio curricular, demonstrando especial foco nos fenómenos culturais da organização. Por conseguinte, aborda diferentes autores sobre a temática em questão, complementando-se com informações sobre o estágio, obtidas em observação participante. Perante o estudo realizado constatou-se que a cultura organizacional é um atributo intangível de grande importância para uma organização e para os seus membros, uma vez que é facilitadora da união entre pessoas com ideias ou valores comuns que se juntam para alcançar determinado objetivo. Este atributo é aprendido de forma consciente e inconsciente ao longo do tempo, de tal forma que influencia a maneira como as pessoas desempenham as suas funções e se relacionam dentro da organização. Assim, conclui-se que a cultura apresenta contributos positivos para os membros organizacionais no que toca à valorização das suas necessidades e expectativas e, por conseguinte, para a própria organização, que desempenha a sua atividade alicerçada num grupo de pessoas com os mesmos objetivos e com uma só voz.
Gradually over the years, there has been an increase in studies on the importance of Communication and Corporate Culture. This happens as a result of the “society of organizations” (Kunsch, 2003) that we live in. Currently, there is an outlook of preoccupation with the human factor in organizations, since these represent clusters composed by people, for people. As a result, the organizational life becomes a facilitator of the creation of various social phenomena, where communication plays a key role. Communication presents itself as a phenomenon that unfolds in the different angles of an organization, implemented in various areas and levels, in such a way that without it the organization does not exist (Karl Weick, 1995). Internally, communication has the power to create culture, identity and image. The culture presents itself as a mechanism for differentiating between organizations, which implies sharing symbols with particular meanings in a given reality, presenting itself as an intangible element of the organization that embodies identity and image. The daily coexistence and the behavior of a group unit are phenomena that establish, purposely or not, the routine and customs within an organization and all of these acts are communication. My participation in the organizational reality of the advertising agency Bazooka in Porto, made it possible to understand that the daily coexistence and the behavior of a group unit are phenomena that establish, purposely or not, the routine and customs within of an organization and all of these acts are communication. Therefore, this report aims to describe and reflect on the internship experience, showing particular focus on the cultural phenomena of the organization. Therefore, discusses different authors on the subject in question, complemented with information about the internship, obtained by participant observation. Through the study it was possible to verify that corporate culture is an intangible attribute of great importance to an organization and to its members, since it is a facilitator of unity among people with the same ideas or values that come together to achieve a particular purpose. This attribute is learned consciously and unconsciously over time, in such a way that influences the way people perform in their functions and relate within the organization. Thus, it is concluded that culture presents a positive contribution to organizational members, when it comes to appreciation of their needs and expectations, and, consequently, to the organization itself, which develops its activity based on a group people with the same goals and with one voice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61239
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9_Relatório+de+estágio+Joana+Silva_versaocorrigida.pdf3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID