Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61213
Título: | A visão dos adolescentes sobre a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) |
Autor(es): | Lusquinhos, Leonel Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Promoção da Saúde Educação para a saúde |
Data: | 2019 |
Citação: | Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2019). A visão dos Adolescentes sobre a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME). In: 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, Porto, 23-25 janeiro 2019 |
Resumo(s): | As Escolas Promotoras de Saúde (EPS), segundo a “International Union for Health Promotion and Education” (IUHPE), têm como alicerces seis pilares fundamentais: i) Políticas de Escola Saudável ii) O Ambiente Físico da Escola iii) O Ambiente Social da Escola; iv) Habilidades de Saúde Individual e Competências para a Ação; v) Ligação à Comunidade e vi) Serviços de Saúde.om este estudo pretendeu-se dar resposta às seguintes perguntas de investigação: (i) Qual a perceção que os adolescentes têm da sua escola? (ii) o que pensam os adolescentes sobre a educação para a saúde em meio escolar? iii) o que tem sido realizado em educação para a saúde e qual a opinião dos adolescentes, sobre os temas abordados? Os resultados demonstraram que 95,6% adolescentes considera importante a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar, 84,7% considera importante a participação dos pais/encarregados de educação, e 88,6% considera importante a participação dos adolescentes nesta mesma equipa. Em síntese, este estudo demonstra que os adolescentes consideram as suas escolas, como escolas promotoras de saúde, que a promoção e educação para a saúde é importante e que as atividades implementadas os ajudam a adotar hábitos de vida saudáveis. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61213 |
Versão da editora: | https://icca.eventqualia.net/pt/2019/inicio/resumos/publicacoes/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ICCA_PEpS-ME.pdf | 42,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons