Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61210

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Ana Beatriz Lima Fernandespor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2019-08-26T11:26:00Z-
dc.date.available2019-08-26T11:26:00Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationFerreira, A., & Silva, C. (2019). Aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, E. M. Silva, G. Santos, M. R. Patrício, & M. L. P. Castanheira (Eds.). IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 493-503). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança / Escola Superior de Educação. ISBN 978-972-745-259-0. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/15084por
dc.identifier.isbn978-972-745-259-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61210-
dc.descriptionA comunicação apresentada no “IV Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a autonomia: Desafios atuais na educação e na formação”, Bragança de 3 a 4 de maio de 2019, e este texto que lhe corresponde, são uma síntese de todo o processo de investigação e intervenção pedagógica que envolveu o projeto “Uma Abordagem à Aprendizagem Cooperativa Como Meio Promotor de Competências Sociais e de Sucesso Escolar”, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, como requisito para a conclusão do “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, no ano letivo 2017/2018 (Ferreira, 2018). A versão original deste trabalho pode ser consultada no REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL - http://hdl.handle.net/1822/58126.por
dc.description.abstractCada vez mais, há uma crescente valorização pela sociedade de competências cooperativas, nomeadamente aquelas relacionadas com o desenvolvimento de atitudes de autonomia, responsabilidade, espírito crítico, cooperação e valorização das relações interpessoais. Contudo, as escolas ainda não se adaptaram a estas exigências uma vez que os profissionais de educação demonstram ter alguma dificuldade em colocar em prática atividades que envolvam a aprendizagem cooperativa, pois esta exige o conhecimento e a aplicação de diversas estratégias educativas com fins e objetivos devidamente especificados e estruturados. O presente texto apresenta de forma sucinta o resultado de uma investigação-ação realizada durante a intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, tendo como objetivo central perceber o impacto que a aprendizagem cooperativa tem na promoção de competências sociais e no sucesso escolar. Este deve ser entendido como a possibilidade de todas as crianças assumirem a aprendizagem como um processo de construção integrada do conhecimento através da mobilização e manifestação ativa e pertinente dessas competências sociais. Esta intervenção pedagógica está sustentada num Projeto Curricular Integrado, permitindo articular todas as áreas curriculares e exigindo que os alunos tenham uma atitude ativa no que concerne à construção do seu conhecimento. Em termos globais, considera-se que os resultados do estudo são positivos e demonstram que houve mobilização de competências sociais por parte dos alunos no decorrer das atividades desenvolvidas. Conclui-se, assim, que a Aprendizagem Cooperativa contribui para a construção ativa e integrada das aprendizagens, para o sucesso escolar de todas as crianças e, consequentemente, para o desenvolvimento de atitudes de autonomia, responsabilidade, espírito crítico, cooperação e valorização das relações interpessoais.por
dc.description.abstractIncreasingly, there is a growing appreciation by society of cooperative skills, particularlythose related to the development of attitudes of autonomy, responsibility, critical thinking, cooperation and appreciation of interpersonal relationships. However, schools have not yet adapted to these requirements since educational professionals demonstrate that they have some difficulty implementing activities that involve cooperative learning, since this requires the knowledge and application of different educational strategies with specified and structured objectives. The present text summarizes the result of an action-research process carried out during the pedagogical intervention developed in a class of the first year of primary school, with the main objective of perceiving the impact that cooperative learning has on the promotion of social competences and on the school success. This school success should be understood as the possibility for all children to assume learning as a process of integrated nowledge construction through the mobilization and manifestation active and relevant of these social competences. This pedagogical intervention is based on an Integrated Curriculum Project, allowing the articulation of all curricular areas and requiring students to have an active attitude towards the construction of their knowledge. Overall, it is considered that the results of the study are positive and demonstrate that there was mobilization of social competences by the students in the course of the activities developed. It is concluded, therefore, that Cooperative Learning contributes to the active and integrated construction of learning, to the school success of all children and, consequently, to the development of attitudes of autonomy, responsibility, critical spirit, cooperation and appreciation of relationships interpersonal skills.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragançapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectCompetências sociaispor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectProjeto Curricular Integradopor
dc.titleAprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolarpor
dc.title.alternativeCooperative learning as a way of promoting social competences and school successpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/15084por
oaire.citationStartPage493por
oaire.citationEndPage503por
oaire.citationConferencePlaceBragançapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)por
sdum.bookTitleIV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de ataspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte2019_atas-1_AFerreira_&_CSilva_493-503_&capa.pdf6,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID