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https://hdl.handle.net/1822/61200
Título: | Estilos de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores em formação |
Autor(es): | Leite, Eliana Alves Moreira Lencastre, José Alberto Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Estilos de aprendizagem Ambiente virtual de aprendizagem |
Data: | Mai-2019 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Leite, E., Lencastre, J. A. & Silva, B. (2019). Estilos de Aprendizagem em Ambiente Virtual: um estudo com professores em formação. In António J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 789-790). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência. |
Resumo(s): | Com as mudanças constantes nas formas de aprender e ensinar, os cursos de formação continuada devem preparar os professores para dialogarem com a realidade que se apresenta para a sala de aula. Assim, é preciso preparar estes profissionais para que sejam capazes de repensar as práticas metodológicas com seu alunado, de modo a incitar à ação-reflexão e à condução dialógica do conhecimento. Este estudo aborda uma metodologia quanti-qualitativa (Creswell, 2014), e um design de estudo de caso (Yin, 2001). Está em análise os estilos de aprendizagem (Kolb, 1976; Cué, 2006) de cento e trinta (130) professores em um curso de pós-graduação na modalidade blended learning, apoiados por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A análise está baseada em inquéritos, em observação direta das atividades aplicadas no AVA e no Fator β. Os formandos são avaliados por meio de uma métrica de mensuração não-linear (Fator β) proveniente do Modelo Learning Vectors (LV) aplicado em situações de aprendizagem online.O Modelo LV utiliza-se de menções qualitativas no estabelecimento de medidas de juízo de valor.Sua metodologia fundamentada na interação é complementada pelo coeficiente Fator β, que se associa ao desempenho do formando relativamente à sua participação nas atividades,e analisa aspectos de interação, presencialidade e evasão que o formando manifesta no AVA. Assim, o AVA, os inquéritos, as mensurações qualitativas e quantitativas, o Fator β, são aspectos que quando analisados poderão apresentar a trajetória destes formandos. A expectativa é que este estudo contribua para a reflexão sobre os estilos de aprendizagem dos professores em formação e quais os contributos que podem repercutir em suas práticas nas salas de aula. Espera-se atribuir importância em se identificar os estilos de aprendizagem desses professores e correlacionar com sua prática em sala de aula, uma vez que os seus estilos de aprendizagem poderão influenciar na sua atuação com seus alunos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61200 |
ISBN: | 978-989-97374-8-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_Eliana_Leite_&_Lencastre_Challenges2019.pdf | 130,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |