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https://hdl.handle.net/1822/61177
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, Daniel Ramaldes de | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T13:12:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-08T13:12:50Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, D. R. & Lencastre, J. A. (2019). Gamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil: uma revisão sistemática sobre o tema. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 131-145). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-8-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61177 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como percurso metodológico a Revisão Sistemática de Literatura so- bre Gamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil, feita em dois repositórios: RCAAP e Capes, no período de 2013 à 2018. A pesquisa foi organizada a partir de quatro palavras-chaves, identificando-se, inicialmente, 3736 produções científicas, reduzidas a 38 documentos ao final de várias etapas de aplicação de critérios de inclusão/exclusão, adotados para melhor enquadramento dos conteúdos ao tema central da análise proposta. Os resultados apurados validam o esforço pela inserção de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso de recursos dos jogos, físicos ou digitais, como instrumentos didáticos para maior motivação e fixação dos conhecimentos pelos alunos. Em relação às experiências com gamificação no ensino básico no Brasil foram identificados 17 documentos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Revisão Sistemática | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Ludicidade no Ensino | por |
dc.subject | Jogos na Educação | por |
dc.subject | Gamificação na Educação | por |
dc.title | Gamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil: uma revisão sistemática sobre o tema | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 13 - 15 maio 2019 | por |
sdum.event.title | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 131 | por |
oaire.citationEndPage | 145 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_Daniel_Ramaldes_Almeida_&_Lencastre_Challenges2019.pdf | 264,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |