Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61045
Título: | A música como instrumento para a inclusão social |
Outro(s) título(s): | Music as an instrument of social inclusion |
Autor(es): | Silva, Luis Augusto Boulhosa da |
Orientador(es): | Pereira, Orlando P. |
Palavras-chave: | Música Ensino Metodologia Serviço-aprendizagem Inclusão social Music Teaching Methodology Service-learning Social inclusion |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A temática desenvolvida neste trabalho, “A música como instrumento de inclusão
social” originou-se a partir do interesse em evidenciar a relação entre a metodologia de
ensino e aprendizagem e o ensino de música. Atualmente, o mundo encontra-se bastante
conturbado quando consideramos a quantidade de informações que são veiculadas e,
consequentemente, a velocidade com que são propagadas. Em curtos períodos, portanto,
obliteram-se assuntos relevantes, enquanto destacam-se outros de menor relevância. Um
resultado comum dessa equação é a dificuldade de assimilação dos dados divulgados. Por
isso, os recetores – os alunos, neste caso específico– sentem-se confusos com tal
transformação social e são afetados no seu processo de aprendizagem. Para enfrentar as
dificuldades impostas por esse quadro, medidas alternativas estão sendo colocadas em
prática. Embora ainda contem com pouca visibilidade, estas medidas já são bem recebidas
e aplicadas em algumas instituições. Uma destas novas metodologias é a “aprendizagemserviço”.
Quando aplicada, esta metodologia assume o caráter de projeto social que, com
a participação dos alunos, cria um ambiente harmonioso para a realização das aulas,
desenvolve aspetos humanísticos importantes para comunidade em questão,
contribuindo, enfim, para a resolução de problemas.
Neste trabalho refletimos, essencialmente, sobre o ensino com música. Queríamos
ver a sua influência no processo de aprendizagem do aluno. Os resultados, quer através
das respostas dos alunos, quer através das respostas dos seus encarregados de educação,
mostram que a utilização da música neutraliza o estado de apatia do aluno, motiva-o para
os relacionamentos sadios, para a entrega mais voluntariosa aos estudos. Também reduz
o stress e dá-lhe mais equilíbrio emocional, o que traduz em melhor desempenho. The theme developed in this work, "Music as an instrument of social inclusion" originated from the interest in highlighting the relationship between teaching and learning methodology and music teaching. Today, the world is very troubled when we consider the amount of information that is being transmitted and, consequently, the speed with which it is propagated. In short periods, therefore, important subjects are obliterated, while others of lesser relevance stand out. A common result of this equation is the difficulty of assimilation of the disclosed data. Therefore, recipients - students, in this case - feel confused by such social transformation and are affected in their learning process. In order to face the difficulties imposed by this framework, alternative measures are being put into practice. Although still lacking in visibility, these measures are already well received and implemented in some institutions. One of these new methodologies is "service-learning". When applied, this methodology assumes the character of a social project that, with the participation of the students, creates a harmonious environment for the accomplishment of the classes, develops important humanistic aspects for the community in question, contributing, finally, to the resolution of problems. In this work, we mainly reflect on teaching with music. We wanted to see their influence on the student's learning process. The results, either through the students' responses or through the responses of their parents, show that the use of music neutralizes the student's state of apathy, motivates him to healthy relationships, and more willingly to study. It also reduces stress and gives you more emotional balance, which translates into better performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Social |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61045 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis+Augusto+Boulhosa+da+Silva.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons