Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60637
Título: | Formação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification |
Autor(es): | Bento, Marco Lencastre, José Alberto Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Formação Contínua de Professores Mobile Learning Flipped Learning Gamification |
Data: | Mai-2018 |
Citação: | Bento, M., Lencastre, J. A., & Pereira, I. (2018). Formação de Professores em Cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification. In Carvalho et al. (org.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 442-455). Coimbra: CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. |
Resumo(s): | Quando falamos de Mobile Learning, referimo-nos a uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Este conceito foi o mote para um projeto de investigação que pretende, através de cenários de inovação pedagógica como o Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification, transformar as práticas pedagógicas dos professores. Assim, desenhamos o processo investigativo suportado numa metodologia de Design Based Research, com ciclos interativos em que a teoria e a prática se alimentaram mutuamente: a etapa um (i) com duas oficinas de formação para professores, dinâmicas e que se foram ajustando ao público-alvo, e a etapa dois com (ii) o acompanhamento e monitorização dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico que fizeram parte das formações. Neste artigo abordaremos com mais pormenor a primeira oficina de formação, denominada “Aprender com Dispositivos Móveis – Mobile Learning em Cenários de Flipped Learning e Gamification”. Expomos e analisamos os resultados dos Inquéritos por questionário (i) sobre a experiência prévia dos professores com dispositivos móveis, (ii) sobre os ciclos de avaliação intercalares durante a frequência da formação e (iii) sobre a satisfação com a formação. Com os resultados recolhidos e analisados pudemos construir uma segunda Oficina de Formação, considerando os fatores, que na voz dos professores são determinantes para uma boa formação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60637 |
ISBN: | 978-972-8627-79-9 |
Versão da editora: | The original publication is available at https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/48542 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_EJML2018+MarcoBento+Lencastre+IrisPereira.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |