Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60607

TítuloTowards a critical approach to the sociology of education in Portugal
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Dionísio, Bruno
Alves, Mariana Gaio
Palavras-chaveSociologia da educação
Ensino
Investigação
Intervenção
Data6-Jun-2019
CitaçãoTorres, L., Dionisio, B. & Gaio, M.A. (2019). Towards a critical approach to the sociology of education in Portugal. Comunicação apresentada no First International Conference of the Journal Scuola Democrática, Education and Post-democracy, intitulada Towards a critical approach to the sociology of education in Portugal. Universidade de Cagliari, Itália, 6, 7 e 8 de junho de 2019.
Resumo(s)Haverá uma especificidade nacional da sociologia da educação que se faz em Portugal? Embora condicionada por variáveis locais que a tornam singular (condição periférica, tardia consolidação pós-revolução democrática de 1974), sofre influências internacionais que diluem essa especificidade local: quer no plano teórico e epistemológico (como a influência da literatura francesa sobre reprodução das desigualdades), quer no plano dos desafios internacionais que atravessam as sociologias nacionais (como a pluralização de perspetivas, as políticas de internacionalização, as metamorfoses dos problemas, dos objetos e das condições de produção científica, …). Assim, se a sociologia da educação portuguesa é devedora dum calendário político nacional (marcado pelo processo de escolarização, massificação e democratização do sistema educativo), ela enfrenta hoje a composição sensível de velhos e novos problemas que oscilam entre uma escala local, nacional e transnacional (Afonso, 2009; Abrantes, 2010; Torres, Alves & Dionísio, 2017/2. Esta comunicação tem o intuito de identificar pontos do itinerário do passado e do presente da sociologia da educação em Portugal, perspetivando horizontes de futuro em três domínios de atividade: o ensino, a investigação e a intervenção. Em que estado se encontra o ensino da sociologia e o espaço curricular que ocupa na formação de professores? Que regularidades se podem identificar na investigação sociológica e que desafios se vislumbram na produção de conhecimento sobre novos fenómenos, objetos e abordagens? Que constrangimentos são enfrentados no que toca ao reconhecimento público da sociologia e da sua intervenção em cenários socioeducativos, escolares e não escolares, formais e não formais? Method A fundamentação destas questões tem como base a reflexão que tem sido desenvolvida pela coordenação da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, especialmente através de entrevistas a sociólogos da educação, levantamento documental e organização de simpósios sobre estas temáticas, que têm vindo a ser publicitados no Jornal de Sociologia da Educação. Outcomes (expected) Partindo deste retrato sobre Portugal, pretende-se alargar o diálogo com outras sociologias da educação, particularmente as da Europa do Sul, no sentido de descortinar preocupações, comuns ou divergentes, que interpelam as comunidades dos vários países, numa ótica simultaneamente nacional e internacional: como afirmar o ofício de sociólogo da educação numa sociedade e escola singularistas? Que vulnerabilidades e ameaças se colocam ao ofício? Como fazer uma sociologia da educação pública e que condições de apropriação do conhecimento sociológico (Dubet, 2011; Burawoy, 2015)? Que possibilidades de recomposição da crítica e do espaço crítico da sociologica na análise dos fenómenos educativos? References Afonso, A. J. (2009). Contributos recentes para a sociologia da educação em Portugal: objectos, quadros teóricos e metodologias (2004-2009). Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 2(3), 66-81. Abrantes, P. (Org.) (2010). Tendências e controvérsias em sociologia da educação. Lisboa: Mundos Sociais. Burawoy, M. (2005). For public sociology, American Sociological Review, 70, 4-28. Dubet, F. (2011). À quoi sert vraiment un sociologue? Paris : Armand Colin. Torres, L. L.; Alves, M. G. & Dionísio, B. (2017/2). Enseigner, chercher, intervenir: explorer les horizons possibles de la sociologie de l’éducation au Portugal. Education et sociétés, 40, 185-202
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60607
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais

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