Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60542

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Márciapor
dc.date.accessioned2019-06-17T10:43:33Z-
dc.date.available2019-06-17T10:43:33Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.issn0104-026Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60542-
dc.description.abstractNo livro La realidade es una línea (1994), Cecilia Vicuña (n. 1947), poeta e artista chilena, sintetiza uma das mais poderosas metáforas que atravessa toda a sua obra visual e poética: a confluência entre fio (objeto) e linha (representação) que urde um tecido complexo feito de experiências e questionamentos que atravessam geografias e géneros artísticos. Se a tecelagem e a sua confluência com a palavra, o som e a imagem, são processo central na obra de Vicuña (real e metafórico), pretendo, neste breve ensaio, explorar a forma como este processo se expande no território do livro, paradoxalmente um lugar de desterritorialização, de fluidez, de construção de um devir - ou de potencialidades - mas também de dissidência.por
dc.description.abstractIn the book La realidade es una línea (1994), Cecilia Vicuña (b. 1947), Chilean poet and artist, synthesizes one of the most powerful metaphors of her visual and poetic work: the confluence between thread (object) and line (representation), which weave a complex fabric made of multiple experiences and questionings that cross geographies and artistic genres. If weaving, and its confluence with word, sound and image, is one of the main processes explored by Vicuña (both in real and metaphorical terms), in this brief article I intend to explore how this process is expanded in the book, here seen as a place of deterritoralization, fluidity, becoming – but also of dissidence.por
dc.description.sponsorshipSFRH/BPD/110741/2015por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_NORTE/SFRH%2FBPD%2F110741%2F2015/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCecilia Vicuñapor
dc.subjectPalavrapor
dc.subjectFiopor
dc.subjectLivros de artistapor
dc.subjectWordpor
dc.subjectThreadpor
dc.subjectArtists’ bookspor
dc.titleDa palavra ao fio: as tessituras fluidas de Cecilia Vicuñapor
dc.title.alternativeFrom word to thread: Cecilia Vicuña’s fluid texturespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage8por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume27por
dc.identifier.eissn1806-9584por
dc.identifier.doi10.1590/1806-9584-2019v27n158982por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Estudos Feministaspor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1806-9584-ref-27-01-e58982.pdf66,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID