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https://hdl.handle.net/1822/60489
Título: | O processo de internacionalização da Prolectric: o mercado francês |
Outro(s) título(s): | The internationalization process of Prolectric: the French market |
Autor(es): | Silva, Sabrina Gonçalves da |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Casos de estudo Estratégias Internacionalização Modos de entrada Prolectric Case study Internationalization Modes of entry Prolectric Strategies |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A competição das empresas é cada vez mais global, tornando importante para as
Pequenas e Médias Empresas (PMEs) adotar uma estratégia para competir globalmente,
a fim de manter a sua posição no mercado. Devido a essa globalização dos mercados, as
empresas têm vindo a internacionalizar as suas atividades e a vender os seus produtos
e serviços no exterior. No entanto, é importante prestar atenção às diferenças culturais
existentes entre os países, bem como outros aspetos que atuam como barreiras nesse
processo de internacionalização.
O presente estudo procura analisar e compreender o processo de
internacionalização através do caso da Prolectric e a sua entrada no mercado francês. O
estudo resulta de um estágio curricular de seis meses na empresa, onde foi possível
conhecer a realidade de uma pequena empresa a iniciar o seu processo de expansão
para o mercado externo, em particular para o mercado francês. Durante o estágio
realizou-se um estudo de mercado de forma a preparar o processo de expansão para o
mercado-alvo, bem como estabelecer relações com potenciais clientes para dar início
ao processo de internacionalização.
O estágio curricular e o estudo deste processo de internacionalização visam
contribuir para ajudar a desenvolver uma pesquisa sobre a internacionalização das
empresas, destacando as barreiras enfrentadas ao entrar num novo mercado e a
estratégia adotada para entender este processo. The competition of firms is increasingly global, making important for SMC’s to adopt their strategy to compete globally in order to maintain their position in the market. Due to this globalization of markets, firms have been internationalizing their activities and selling its products and services abroad. However, it is important to pay attention to the cultural differences existing between the countries, as well as other aspects that act as barriers to this process of internationalization. The present study seeks to analyse and understand the process of internationalization through the case of Prolectric and the entry in the French market, being this company the welcoming company of the internship. The study results from a six-month curricular internship in the company, where it was possible to understand the reality of a small company beginning its process of expansion to the foreign market, in particular for the French market. Through the internship a market study was carried out in order to understand if the process of expansion to the desired target market, as well as the establishment of relations with potential clients to start the internationalization process. The curricular internship and the study of this process will help to develop a research about the internationalization of the firms, highlighting the barriers faced when entering a new market and the strategy adopted in order to understand this process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60489 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sabrina+Gonc_alves+da+Silva+(2).pdf Acesso restrito! | 2,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |