Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60475
Título: | Ensino da leitura: conhecimento, formação e práticas profissionais dos professores |
Outro(s) título(s): | The teaching of reading: knowledge, training and professionals practices teachers |
Autor(es): | Costa, Nathalia Borges da |
Orientador(es): | Lopes, João A. Oliveira, Célia |
Palavras-chave: | Ensino da leitura e da escrita Conhecimento Percepção Formação dos professores Reading and writing instruction Knowledge Perceived knowledge Teacher training |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A aprendizagem inicial da leitura e da escrita, dado o seu carácter instrumental, constitui um fundamento indispensável para todas as aprendizagens escolares posteriores. Esta aprendizagem, por seu turno, depende, em larga medida, da qualidade e da disponibilidade do ensino. Existe, porém, uma controvérsia significativa na literatura especializada quanto aos modelos de aprendizagem da leitura e quanto aos métodos de ensino mais adequados, reflectida quer nos modelos de formação de professores, quer na forma como os professores organizam o ensino da leitura e da escrita. O presente trabalho constitui um projecto de (1) caracterização da formação inicial de professores, nas áreas da leitura e da escrita, oferecida em Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco - Brasil e, (2) de identificação de crenças, conhecimentos e práticas profissionais dos professores alfabetizadores do Estado de Pernambuco. Dado que, até o presente momento, não existem trabalhos sistemáticos realizados nesta área, no Estado de Pernambuco, espera-se com este projecto, obter conhecimento relevante para o desenvolvimento de modalidades mais eficazes de formação e de ensino da leitura e da escrita. The initial learning of reading and writing, given its instrumental nature, is an indispensable foundation for all subsequent school learning. This learning, for its part, depends to a large extent on the quality and availability of education. There is, however, a significant controversy in the literature on learning models of reading and on the most appropriate teaching methods, reflected both in teacher training models and in the way teachers organize reading and writing teaching. The present work constitutes a project of (1) characterization of the initial formation of teachers, in the areas of reading and writing, offered in Institutions of Higher Education of the State of Pernambuco - Brazil and, (2) identification of beliefs, knowledge and practices professionals of the literacy teachers of the State of Pernambuco. Until this moment, no systematic work has been carried out in this area, in the State of Pernambuco, it is hoped that this project will gain relevant knowledge for the development of more effective ways of training and teaching reading and writing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60475 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projecto+de+Mestrado_NathaliaCosta_22.05.19.pdf Acesso restrito! | 281,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |