Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60468

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorLima, Etelvina do Rosário Silvapor
dc.date.accessioned2019-05-31T13:00:28Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.date.submitted218-04-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60468-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Educação Especial)por
dc.description.abstractO estudo dos gestos comunicativos no período pré-linguístico fornece dados cruciais sobre a emergência e a natureza da comunicação humana, dado que possibilitam e suportam atos comunicativos, nos quais, as crianças expressam um leque de significados intencionais que, gradualmente, são transferidos para a linguagem oral. Considerando, a influência cultural no desenvolvimento do uso do gesto comunicativo e o seu efeito preditor no desenvolvimento de competências linguísticas, a finalidade deste estudo consistiu em analisar a aquisição e o uso dos gestos comunicativos das crianças portuguesas, dos 8 aos 18 meses, com e sem a condição de surdez, relacionando-os com as funções comunicativas veiculadas nos correspondentes atos comunicativos. Constituiu-se uma amostra de 37 crianças com desenvolvimento típico e 4 crianças com surdez severa/profunda recrutadas nos distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa. Foram desenvolvidos dois estudos distintos: o Estudo 1 consistiu na construção e validação de dois instrumentos que avaliam o construto dos gestos comunicativos e das funções comunicativas, e o Estudo 2 analisou o uso dos gestos comunicativos e as funções comunicativas veiculadas em crianças no período pré-linguístico, com e sem surdez. Os resultados do Estudo 1 demonstram a validade interna do Inventário de Competências Comunicativas Pré-linguísticas (ICCPl), aplicado aos pais, e do Instrumento de Avaliação: Gestos e das Funções Comunicativas [0-18 Meses] (IAGFC), aplicado às crianças. O estudo da correlação das mesmas variáveis, medidas nos dois instrumentos, indicam que os mesmos estão correlacionados positivamente em várias medidas, demonstrando que o comportamento que os pais reportam no ICCPl está associado com o mesmo construto avaliado pelo IAGFC. Os resultados do Estudo 2 evidenciam: 1) a diminuiça o do uso do gesto comunicativo, mediante a emerge ncia de compete ncias linguí sticas; 2) a hierarquia de aquisiça o dos diferentes tipos de gestos comunicativos, sendo que emergem primeiro os gestos convencionais, seguidos dos gestos deí ticos e posteriormente os gestos ico nicos; 3) o tipo de gestos suportam diferentes funço es comunicativas, sendo que nos atos comunicativos em que a criança está a colaborar com o interlocutor são mais utilizados, os gestos deíticos e os gestos icónicos; 4) a forma de execuça o dos gestos, de acordo com a idade, com maior leque de configuraço es das ma os nas crianças com faixas eta rias mais altas; 5) o tempo de duraça o da unidade gestual esta implicado com o compromisso conversacional, tanto nas diferentes faixas eta rias das crianças com desenvolvimento tí pico, como na comparaça o entre as crianças com desenvolvimento tí pico e as crianças com surdez; 6) o aumento da freque ncia e do leque de funço es comunicativas, de acordo com as diferentes faixas eta rias; 7) o uso de gestos em me dias semelhantes nas crianças com desenvolvimento tí pico e nas crianças com surdez; 8) diferenças no uso do tipo de gestos e funço es comunicativas entre as crianças com desenvolvimento tí pico (e.g. maior uso de gestos deí ticos e da funça o interativa) e nas crianças com surdez (e.g. maior uso de gestos ico nicos e da funça o reguladora). Os resultados contribuem com conhecimento relevante que evidenciam a importância do uso do gesto comunicativo e as suas relações com o desenvolvimento das funções comunicativas, salientando a importância do uso deste indicador em processos de avaliação e intervenção das crianças no período pré-linguístico e na continuação de investigação no âmbito desta temática.por
dc.description.abstractResearch of communicative gestures in the pre-linguistic period provides crucial data on the emergence and nature of human communication, since they convey and support communicative acts, in which children express a range of intentional behavior that are gradually transferred to oral language. Considering, the cultural influence in the development of communicative gesture and its predictive effect on language skills, the purpose of this study was to analyze the acquisition and use of communicative gestures in Portuguese children, from 8 to 18 months, with and without the condition of deafness, and to relate communicative gestures to the communicative functions conveyed in their corresponding communicative acts. The study carried out a sample of 37 children with typical development and 4 children with severe/profound deafness from the districts of Coimbra, Leiria and Lisbon. Two distinct studies were developed: Study 1 consisted of the construction and validation of two instruments which assess the concept of communicative gestures and communicative functions, and Study 2 analyzed the use of communicative gestures and communicative functions in children in the pre-linguistic period, with and without deafness. The results of Study 1 analyzed the internal validity of the Inventory of Pre-Linguistic Communication Skills (ICCPl), applied to parents, and the internal validity of the Assessment Instrument: Gestures and Communicative Functions [0-18 months] (IAGFC), applied to all children. The correlation of the same variables measured in both instruments, indicate they are positively correlated in various measures, demonstrating that the behaviors that the parents report in the ICCPl are associated with the same concept evaluated by the IAGFC. The results of Study 2 showed: 1) The decrease of the use of the communicative gesture with the increase of language skills; 2) The hierarchy of acquisition of different types of communicative gestures – first conventional gestures, followed by the deictic gestures and later the iconic gestures; 3) The type of gestures support different communicative functions - communicative acts in which the child is involved in collaborative communication with others, deictic and the iconic gestures are more used; 4) Differences in gestural form, according to age, with a more variety of shapes of the hand in children in higher age ranges; 5) The duration of the gestural unit is involved with the conversational commitment, both in different age range of children with typical development, as in the comparison between children with typical development and children with deafness; 6) The increase in frequency and variety of communicative functions, according to different age ranges; 7) The use of gestures in children with typical development and in children with deafness have similar means; 8) Differences in the use of the type of gestures and communicative functions between children with typical development (e.g. more use of deictic gestures and interactional function) and in children with deafness (e.g. more use of iconic gestures and regulatory function). The results contribute with relevant knowledge that demonstrate the importance of the use of communicative gesture and its relations with the development of communicative functions, emphasizing the importance of using it as an indicator in assessment and intervention processes of children in the pre-linguistic period and further research in this field.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectGesto Comunicativopor
dc.subjectIntencionalidade Comunicativapor
dc.subjectFunções Comunicativaspor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectPeríodo Pré-Linguísticopor
dc.subjectCommunicative Gesturepor
dc.subjectIntentionalitypor
dc.subjectCommunicative Functionspor
dc.subjectDeafnesspor
dc.subjectPre-linguistic Periodpor
dc.titleAquisição e uso do gesto comunicativo, dos 8 aos 18 meses, nas crianças com e sem surdezpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.identifier.tid101392001por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Etelvina do Rosario Silva Lima.pdf
Acesso restrito!
5,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID