Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60361
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fidalgo, Joaquim | por |
dc.contributor.author | Gomes, Nuno Rafael da Silva | por |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T10:38:26Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/60361 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) | por |
dc.description.abstract | A produção de conteúdo noticioso sobre música rap segue um padrão que é quase idêntico em todos os títulos da imprensa portuguesa. Durante os três meses em que estagiei no PÚBLICO (redação do Porto), tive a oportunidade de escrever, por duas vezes, sobre documentários cujo tema principal (ou parte do) era o género musical. Apesar de não ter sido o tema mais dominante ao longo do meu estágio, a semelhança entre os dois artigos por mim escritos suscitou a questão que rege esta investigação: De que forma é que o rap, enquanto género musical, é abordado pelos jornais PÚBLICO, Expresso e Blitz? Por isso, este trabalho disserta, num primeiro momento, sobre a minha experiência de estágio no PÚBLICO. Depois, numa perspetiva teórica, tenta-se compreender uma série de temas – a noção de cultura, o jornalismo cultural (a história, o caso português, as dificuldades) e o jornalista cultural. Estes tópicos ajudam a compreender o papel de um jornalista numa secção cultural, e a ponte entre essa dinâmica e a mediatização do rap acontece num outro momento da investigação teórica: uma abordagem ao surgimento do hip-hop, os contributos, a relação entre o rap e os meios de comunicação social e, claro, a história do rap português. A teoria une-se à prática no capítulo de investigação empírica, que se constrói com uma análise quantitativa a três meses de edições das publicações anunciadas no título deste Relatório de Estágio e com entrevistas de resposta aberta a um jornalista e a um crítico de música rap. O olhar analítico sobre os dados recolhidos privilegiou as perspetivas temáticas, geográficas e de género jornalístico para encontrar uma resposta à pergunta colocada, que ficará mais clara com as entrevistas. | por |
dc.description.abstract | The production of news content on rap music follows a pattern that is almost identical in all portuguese press. During my three months’ internship at PÚBLICO (in Porto newsroom), I had the opportunity to write, on two occasions, about documentaries whose main theme (or part of) was this musical genre. Although it was not the most dominant theme during my internship, the similarity between the two articles I wrote has raised the question that leads to this investigation: How is rap, as a musical genre, mediated by PÚBLICO, Expresso and Blitz? Therefore, this paper first presents, as a report, my experience as an intern in the PÚBLICO newsroom. Then, from a theoretical perspective, a series of themes – the notion of “culture”, cultural journalism (its history, the portuguese perspective, the difficulties) – will be addressed. These topics will help to understand the role of a journalist in a cultural section, and the bridge between this dynamic and the mediatization of rap music happens at another point of this research: an approach to the birth of hip-hop, the contributions, the relationship between rap music and the media and, of course, the history of portuguese rap. The theory meets practice in the empirical research chapter, which is constructed with a three-month quantitative analysis of editions of the publications announced in the title of this Report and two open interviews with a journalist and a rap music critic. The analytical view of the collected data privileged the thematic, geographic and journalistic perspectives to find an answer to the question written above, which will be clearer with the interviews. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Jornalismo cultural | por |
dc.subject | Imprensa portuguesa | por |
dc.subject | Hip-hop | por |
dc.subject | Música rap | por |
dc.subject | Mediatização | por |
dc.subject | Cultural journalism | por |
dc.subject | Portuguese press | por |
dc.subject | Hip-hop | por |
dc.subject | Rap music | por |
dc.subject | Mediatization | por |
dc.title | Rimas, beats e jornalismo: a mediatização do rap pela imprensa portuguesa: os casos do Público, Expresso e Blitz | por |
dc.title.alternative | Rhymes, beats and journalism: the mediatizacion of rap by the portuguese press: the cases of Público, Expresso and Blitz | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.identifier.tid | 202214508 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 15 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nuno Rafael da Silva Gomes.pdf Acesso restrito! | 3,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |