Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60083
Título: | Currículo e formação docente: questões em análise |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Maia, Ila Beatriz |
Data: | 2018 |
Revista: | Hermes |
Citação: | Pacheco, J. A., & Maia, I. B. (2018). Currículo e formação docente: questões em análise. Jornal Hermes, 3. |
Resumo(s): | Neste artigo sobre Currículo e formação docente: questões em análise, partimos da teoria-ação curricular formacional (MACEDO, 2016), bem como da perspetiva de currículo como conversação complexa e deliberativa (PINAR, 2007; PINAR, 2017; HENDERSON, 2015), para argumentar que: i) a formação docente é uma das temáticas inerentes aos Estudos Curriculares (PACHECO, ROLDÃO, ESTRELA, 2018), apesar de uma multiplicidade de abordagens que lhe conferem ainda mais complexidade; ii) a globalização das políticas educacionais está a criar situações críticas no trabalho docente (LIBÂNEO, FREITAS, 2018; MORGADO, 2018; ZEICHNER, 2013); iii) a cultura de accountability (prestação de contas) está a induzir os docentes, pelo estudo da realidade portuguesa, a um processo de alinhamento curricular, em função de uma abordagem de competências, repensada globalmente pela OCDE (2018). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60083 |
Versão da editora: | https://jornalhermes.files.wordpress.com/2018/10/curriculo-e-formac3a7ao-docente-questc3b5es-em-anc3a1lise.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Curriculo e formacao docente_questoes em analise.pdf | 244,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |