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https://hdl.handle.net/1822/59932
Título: | Um estudo sobre bundling e switching costs no sector das telecomunicações em Portugal |
Autor(es): | Sousa, Paulo Roberto Silva |
Orientador(es): | Esteves, Rosa Branca |
Palavras-chave: | Bundling Switching costs Discriminação de preços Lock-in Price discrimination |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O objetivo desta dissertação é entender como é que o “Bundling” e os “switching costs”
funcionam no sector das telecomunicações em Portugal. O impacto do “bundling” nos
consumidores é enorme, permitindo a discriminação de preços entre consumidores e cria
“switching costs” aos mesmos, que por sua vez funciona como uma forma de retenção.
Esta tese terá uma análise do Mercado do “Bundling” nos serviços das telecomunicações,
onde iremos observar a quota de subscritores e receitas das empresas, a penetração dos
pacotes de serviços nas famílias portuguesas e os preços que cada operadora oferece.
Nesta parte combinaremos a literatura económica e a análise, permitindo uma discussão
no que realmente os efeitos do “Bundling” no mercado das telecomunicações português.
Mais adiante, os “switching costs” terão uma grande atenção nesta dissertação. É um tema
bem estudado com muitos autores a trabalhar nele, e as empresas aproveitam-se do
“switching costs” para discriminar preços e “lock-in” dos consumidores, como o
“Bundling”. Existem várias razões por detrás do desejo a mudar, mas as empresas criam
custos artificiais que impedem os consumidores de mudarem. Estes custos não são apenas
monetários, também são psicológicos e com grande impacto nos consumidores. Eu quero
entender se o Mercado português segue a literatura para perceber os impactos dos
“switching costs” na concorrência e no bem-estar do consumidor. The goal of this dissertation is to understand how Bundling and switching costs work on Portuguese telecommunications sector. The impact of Bundling in consumers is huge, allowing the price discrimination between customers and create switching costs to costumers, which in turn works like a retention form. This thesis will have an analyze of the Bundling market, where we will see the company’s revenue and subscriber share, the penetration of service packs in Portuguese families and the prices that each company offers. In this part we will combine the economic literature and the analyze, allowing a discussion in what really Bundling do in the Portuguese telecommunication market. Further ahead, the switching costs will have a great attention in this dissertation. Is a well studied subject with many authors working on it, and companies take advantage of switching costs to discriminate prices and to lock-in costumers, as well as Bundling. There are several reasons behind the desire to change, but companys create artificial costs which prevents consumers from switching. These costs are not only monetary, they are also psychological and with big impact in costumers. I want to understand if the portuguese market follows the literature in what the switching costs do in competition and consumer welfare. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59932 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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