Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59800
Título: | O profundo significado da dança clássica chinesa: uma visão comparativa entre a dança clássica chinesa e o balé |
Autor(es): | Balinska, Liliya |
Orientador(es): | Lam, Sun |
Palavras-chave: | Dança clássica chinesa Cultura chinesa Balé Chinese classical dance Chinese culture Ballet |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente trabalho centra-se no tema da dança clássica - chinesa e ocidental -
apresentando a sua origem, a evolução ao longo da história e o seu lugar na sociedade
atual. O primeiro capítulo é dedicado à dança clássica ocidental, mais concretamente, ao
balé. Inicialmente apresentam-se a origem, os momentos marcantes, assim como as
figuras de destaque, da história do balé na Europa, e em Portugal. De seguida, faz-se uma
caracterização deste género de dança, mostrando as suas técnicas bases. No capítulo
seguinte, focamo-nos no caso da China, em como surgiu aí a dança e como foram criadas
as bases da dança clássica que se manteve até aos dias de hoje. Neste capítulo iremos
ainda perceber como se distingue a dança clássica chinesa, não só do balé, mas também
de outras danças chinesas, como é o caso do folclore chinês. Por fim, faz-se uma reflexão
sobre a situação da dança clássica, em especial da dança clássica chinesa, no mundo atual.
O objetivo deste trabalho não é abordar, na totalidade o vasto mundo da dança clássica,
quer chinesa quer ocidental, mas sim, ajudar a clarificar alguns conceitos da dança,
mostrando as semelhanças e as diferenças destas duas danças, destacando a importância
para a preservação dos traços originais de cada uma. This work focuses on the theme of classical dance, Chinese and Western, presenting its origin, evolution throughout history and its place in today's society. The first chapter is devoted to classical Western dance, more specifically, to ballet. Firstly, are presented the origin, the outstanding moments, as well as the outstanding figures, of the history of the ballet in Europe, and in Portugal. It follows with a characterization of this dance, showing its basic techniques. In the next chapter, we will focus on the case of China, on how the dance was originated, and how the foundations of classical dance were built up to this day. In this chapter we will also see how Chinese classical dance is distinguished, not only from ballet but also from other Chinese dances, as is the case of Chinese folk dances. Finally, a reflection is made on the situation of classical dance, especially classical Chinese dance, in today's world. The main goal of this work is not to address the vast world of classical dance, either Chinese or Western, but rather to help clarify some concepts of dance, showing the similarities and differences of these two dances, highlighting the importance for the preservation of original traits of each. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução Formação e Comunicação Empresarial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59800 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liliya Balinska.pdf Acesso restrito! | 4,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |