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TítuloUso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na ação docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
Autor(es)Rocha, Belchior de Oliveira
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Palavras-chaveCompetência digital
Netbook
TDIC no cotidiano docente
TDIC inserida na prática pedagógica
Tecnologias digitais
Internet
IFRN
Digital competence
Netbook
TDIC in daily teaching
TDIC inserted in pedagogical practice
Digital technologies
Data11-Fev-2019
Resumo(s)O objetivo deste estudo é examinar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC na ação docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Considerando que no ano de 2012 o IFRN promoveu um programa de incentivo ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, como política de inclusão digital, onde distribuiu Netbooks para todos os professores, esta pesquisa visa identificar as barreiras e o nível atual do uso do Netbook, assim como analisar o perfil de exposição à nova tecnologia, agrupando-os por área de formação acadêmica, por titulação, por gênero e por faixa etária. A proposta é, também, analisar a diversidade e regularidade de uso das TDIC, o nível de percepção da utilidade dessas tecnologias, em especial do Netbook, levantar as barreiras encontradas e medir a intensidade de uso das TDIC entre os docentes do IFRN. Para tanto, foram coletados dados junto ao corpo docente de 19 campi do IFRN, numa amostra de 282 respondentes para um universo de 1064 docentes. Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa do tipo survey corte-transversal, com abordagem quantitativa e, para tanto, foi feito uso do questionário “Avaliação de Competência Docente em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: um estudo transcultural Brasil - Portugal”, validado por um projeto de pesquisa promovido pela Universidade São Francisco (USF, Brasil), Universidade Federal de Lavras (UFLA, Brasil) e Universidade do Minho (UM, Portugal), que é uma forma padronizada de coleta de dados no estilo de levantamento, apropriado para recolher e tratar dados de uma população algo numerosa, como é o caso. A análise quantitativa dos dados foi feita utilizando-se o software de análise estatística IBM SPSS Statistics, através dos testes não-paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os participantes são na sua maioria do gênero masculino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Ciências e Tecnologia. As idades variaram entre 24 e 67 anos, distribuídos da seguinte forma, segundo o tempo de docência: 37,6% com até 3 anos, 24,1% de 4 a 6 anos, 30,9% de 7 a 25 anos e 7,4% de 26 a 40 anos de docência. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas entre os docentes do IFRN foram o computador, o Projetor multimídia, o telefone celular, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, PowerPoint, PDF, e ambientes virtuais de aprendizagem. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.
The objective of this study is to examine the use of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the educational action of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). Considering that in 2012 the IFRN promoted a program to encourage the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), as a digital inclusion policy in which it distributed Netbooks to all teachers, this research aims to identify the barriers and the current level of the use of the Netbook, as well as to analyze the exposure profile to the new technology, grouping them by area of academic formation, by title, by gender and by age group. The proposal is also to analyze the diversity and regularity of use of TDIC, the level of perception of the utility of these technologies - especially the Netbook - to remove the barriers encountered and to measure the intensity of use of TDIC among IFRN teachers. For this purpose, data were collected from the faculty of 19 campuses of the IFRN, in a sample of 282 respondents for a universe of 1064 teachers. To reach the proposed objectives, a cross-sectional survey was conducted with a quantitative approach and, for this purpose, a questionnaire was used: "Teacher Competence Assessment in Digital Information and Communication Technologies: A cross-cultural study Brazil - Portugal", validated by a research project promoted by the University of São Francisco (USF, Brazil), Federal University of Lavras (UFLA, Brazil) and University of Minho (UM, Portugal), which is a standardized form of data collection in a survey style, suitable for collecting and processing data from a rather large population, as is the case. Quantitative data analysis was performed using the IBM SPSS Statistics statistical analysis software, using non-parametric Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests. Most of the participants are men, with a predominance of masters and PhD, most of which are in the field of Science and Technology. The ages ranged from 24 to 67 years, distributed according to the teaching experience: 37.6% with up to 3 years, 24.1% from 4 to 6 years, 30.9% from 7 to 25 years and 7.4% from 26 to 40 years of teaching. The results suggest that the most widely used digital technologies among IFRN teachers were the computer, multimedia projector, applications such as text editor, web browsers, PowerPoint, PDF, mobile phone and virtual learning environments. Specifically, regarding the use of the internet, most teachers report using it daily for e-mail, news and the creation of documents. As for digital literacy, a greater competence for an instrumental use of technologies was identified than for pedagogical management. Considering the set of results, it is important to highlight the need to develop training programs geared towards pedagogical management using digital technologies.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59750
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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