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dc.contributor.advisorRocha, M. Custódia J.por
dc.contributor.authorRodrigues, Cristiana Isabel Barrospor
dc.date.accessioned2019-03-27T11:35:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59705-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractA importância atribuída à gestão da formação de recursos humanos numa organização tem sofrido mudanças ao longo dos tempos. Não se trata meramente de uma “administração do pessoal”, nem tão pouco de uma “gestão estratégica de recursos humanos” ou de uma “gestão por objetivos”, trata-se, hoje, fruto de perspetivas gerencialistas, de uma gestão por competências, de uma tão desejada gestão de qualidade favorecedora da competitividade e da produtividade. A avaliação, nomeadamente a avaliação do desempenho, por competências, nossa problemática de análise, joga um papel fundamental no âmbito da gestão da formação de recursos humanos e leva-nos, neste trabalho, a perspetivar os recursos humanos não como apêndices, mas sim como atores de uma organização que podem participar no processo de formação. Em termos metodológicos, optou-se pelo paradigma qualitativo e quantitativo e pelo método do estudo de caso de tipo exploratório. As técnicas de recolha de dados foram a entrevista semi-estruturada, o inquérito por questionário e a análise documental. A análise de conteúdo de tipo categorial incide sobre todas as informações obtidas por via da aplicação de dispositivos de recolha de informação previamente construídos. O estudo efetuado começou com a realização de um diagnóstico de formação, tradicionalmente apelidado de “levantamento de necessidades” e culminou na construção de um Manual de Avaliação do Desempenho. A elaboração deste Manual foi feita de forma participada, isto é, após análise do contexto organizacional específico que aqui descrevemos –uma empresa de panificação de tipo familiar – ativemo-nos aos dados/discurso recolhidos junto de um público- alvo que, neste caso, foram todos os colaboradores à exceção da Direção, percebendo que a maioria dos colaboradores é favorável à implementação de um sistema de avaliação de desempenho, considerando que o mesmo é fundamental para o desenvolvimento da empresa, bem como para o desenvolvimento profissional do colaborador.por
dc.description.abstractThe importance attached to human resources in an organization has suffered profound changes over time. It is not merely a matter of "staff administration", nor of "strategic management of human resources" or of "management by objectives", it is today, from the result of managerialist perspectives, a management by competences, of a much-desired quality management that is conducive to competitiveness and productivity. The evaluation, namely the performance evaluation, by competences, our analytical problem, plays a fundamental role in the management of human resources training and leads us, in this thesis, to prospective human resources not as appendices, as subjects, but rather as "actors" of an organization that can participate in the training process. Methodologically, was chose the qualitative and quantitative paradigm and the case study method. The data collection techniques were the semi-structured interview, the questionnaire survey and the documentary analysis. Categorical type content analysis focus on all the information obtained through the application of previously constructed information collection devices. The study begun with a training diagnosis, traditionally dubbed "needs assessment", and culminated in the construction of a Manual of Performance Evaluation in a PME. The elaboration of this Manual was done in a participatory manner, that is, after analyzing the specific organizational context described here - a bakery - a baking group - let us activate the data / discourse gathered from a target audience that, in this case, are all the employees of the company. In addition to the elaboration of the Manual of Performance Evaluation in a PME, we can see that most of the employees are favorable of implementing a performance evaluation system, considering that it is fundamental for the company's development, for as well as for the professional development of the employee.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectDiagnóstico da formação (levantamento de necessidades)por
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectHuman resourcespor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectTraining needspor
dc.subjectPerformance evaluationpor
dc.subjectCompetenciespor
dc.titleSistema de avaliação de desempenho: um caso empresarialpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202190951por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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Cristiana Isabel Barros Rodrigues.pdf
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