Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59685

TítuloPlano de Marketing do Museu Interativo da Fábrica do Chocolate: um caso de reabilitação do Património Industrial
Autor(es)Rocha, João Manuel Correia da
Orientador(es)Azevedo, António Joaquim Araújo de
Palavras-chaveMarketing
Plano de marketing
Comunicação
Turismo cultural
Património e turismo industrial
Museu
Fábrica do chocolate
Mapa de experiência
Data2018
Resumo(s)O presente projeto tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de Plano de Marketing para o Museu Interativo da Fábrica do Chocolate, situado em Viana do Castelo. Integrado num espaço multifuncional, este museu faz parte do projeto Fábrica do Chocolate, inaugurado em Junho de 2014, sendo ainda composto por um Hotel, Restaurante, Gabinete de Chocoterapia (massagens com chocolate) e uma Loja. O motivo que levou à escolha deste espaço deveu-se ao fato de ser o primeiro museu em Portugal com uma temática voltada para o chocolate, mas ao mesmo tempo, por ter sido construído nas antigas instalações da fábrica de chocolates Avianense, tornando-se num exemplo de reaproveitamento na área do património industrial. Em termos metodológicos, o presente Plano de Marketing assentou na análise e recolha de dados qualitativos e quantitativos, divididos em dois capítulos. O primeiro voltou-se para o enquadramento teórico abordando alguns conceitos relevantes para o tema. No segundo, o foco passou pela elaboração do respetivo Plano de Marketing através de uma análise interna e externa do Museu, a definição dos objetivos e respetivas estratégias, a aplicação de um inquérito por questionário (100 pessoas) que permitiu traçar o perfil dos seus visitantes e obter informações mais específicas sobre a experiência. Ao mesmo tempo, foram ainda elaborados dois mapas de experiência, focados nos visitantes com origem no hotel e nos visitantes externos cuja motivação é unicamente visitar o Museu. Através da aplicação da metodologia acima referida, foi possível concluir que a população local apresenta uma taxa de visitas muito baixa, podendo ser consequência da menor aposta em meios de promoção offline na atual estratégia de marketing. No entanto, através dos questionários aplicados aos visitantes, constatou-se que os níveis de satisfação quanto à experiência foram bastante positivos, uma vez que 99% recomendam o Museu e 84% voltariam a visitar. Contudo, foi também possível identificar que o preço mais elevado em comparação com os restantes museus de cariz público existentes na cidade poderá apresentar-se como um entrave, tendo sido algo que foi rapidamente identificado aquando a elaboração do mapa de experiência e análise dos questionários. Por fim, a dinamização da 3ª e 4ª sala do museu, bem como, uma maior aposta em objetos expositivos poderiam trazer a este espaço ainda maior interesse e autenticidade com capacidade de satisfazer as mais variadas faixas etárias.
This project aims the elaboration of a proposal of Marketing Plan for the Interactive Museum of the Chocolate Factory, located in Viana do Castelo. Integrated in a multifunctional space, this museum is part of the Chocolate Factory project, inaugurated in June 2014, and is also composed of a Hotel, Restaurant, Choco Therapy Office (chocolate massages) and a Shop. This is the first museum in Portugal with a theme focused on chocolate, but at the same time, it was built in the old facilities of the Avianense chocolate factory, an example of reuse in the area of industrial heritage. In methodological terms, this Marketing Plan was based on the analysis and collection of qualitative and quantitative data, divided into two chapters. The first one comprised the theoretical framework of the theme addressing some relevant concepts. In the second, the focus was on the elaboration of the Marketing Plan after an internal and external analysis (SWOT) of the Museum, definition of the objectives and respective strategies and a application of a questionnaire to 100 people that allowed to draw the profile of its visitors and obtain more specific information about the experience. At the same time, two maps of experience were elaborated, focused on the visitors (hotel guests and external visitors). It was possible to conclude that the local population has a very low visit rate, and this is may be a consequence of the lesser bet on offline promotion media. However, through the questionnaires applied to the visitors, it was verified that the levels of satisfaction with the experience was very positive, since 99% would recommend the Museum and 84% would visit again. However, it was possible to identify that the higher price compared to other public museums may present as an obstacle. Finally, the dynamization of the 3rd and 4th museum room and a greater focus on exhibition objects could bring to this space even greater interest and authenticity with the capacity to satisfy the most varied age groups.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Património Histórico e Turismo Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59685
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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