Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59628

TítuloIdentidade, memória e a ecranização. O indivíduo e a experiência na era hipermoderna
Autor(es)Oliveira, Ana
Palavras-chaveIdentidade
Memória
Ecranização
Experiência
Identity
Memory
Screening
Experience
Data2018
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
RevistaVista: Revista de Cultura Visual
CitaçãoOliveira, A. (2018). Identidade, memória e a ecranização. O indivíduo e a experiência na era hipermoderna. Vista - revista de cultura visual, (2), 264–283.
Resumo(s)Enquanto aspetos indissociáveis, a identidade e a memória do indivíduo congregam uma importância social de grande relevo – enquanto molda o indivíduo, a memória é também moldada por ele e pela sua experiência. É através desta ligação e da dialética por elas produzida, que memória e identidade conduzem a trajetória da história do indivíduo e produzem a narrativa que traduz a sua essência. A par disso, a crescente preponderância do ecrã no dia-a-dia tem vindo a ditar alterações profundas na vida socioeconómica e no próprio comportamento dos cidadãos. Nos ecrãs tudo flui, neles tudo ganha sentido – o real, o discurso e a imagem ganham forma. O poder decorrente e produzido pelo ecrã ultrapassa já, nos dias de hoje, o domínio da Comunicação – ocupa o lugar de centro de ação, de vida, centro performativo – lugar bem patente na máxima “se não passou na televisão, não aconteceu”. Acreditando que a leitura feita dos acontecimentos e o modo como a experiência é vivida através do ecrã moldam a forma como o indivíduo constrói as suas memórias e a sua própria identidade, este artigo procura compreender a Comunicação como processo de construção de sentido para o Indivíduo, a construção da identidade do Eu através da ecranização da experiência e a influência do ecrã na construção da memória. Tomando como base os estudos da recepção (codificação/ descodificação), da memória e construção da memória, da identidade e reconhecimento, o intuito último deste trabalho é delinear pontos de cruzamento e alterações nas ligações existentes entre quatro aspetos-chave da investigação em Ciências da Comunicação – identidade, memória, ecranização e experiência.
As inseparable aspects, the Individual’s Iidentity and the memory congregate a major social importance - while molding the individual, the memory is also shaped by him and his experience. It is through this connection and the dialectic produced by them that memory and identity lead the trajectory of the individual’s history and produce the narrative that expresses its essence. In addition, the increasing preponderance of the screen on a daily basis has led to profound changes in socio-economic life and in the citizen’s very behavior. In the screens everything flows, in them everything makes sense - the real, the speech and the image take shape. The power deriving from and produced by the screen now exceeds the domain of communication – it occupies the center of action, of life, performative center – a place well evident in the expression "if it wasn’t on television, it did not happen." Believing that the reading of the events and the way experience is lived through the screen shape the way the individual constructs its memories and identity, this article reflects on Communication as a process of meaning construction for the individual, the Self’s identity construction through the experience’s screening and the influence of the screen in the memory construction. Based on the reception studies (coding/decoding), memory and memory construction, identity and recognition, the ultimate aim of this work is to delineate points of intersection and changes in the links between four key aspects of Communication - identity, memory, screening and experience.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59628
ISSN2184-1284
Versão da editorahttp://vista.sopcom.pt/edicao/235
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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