Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59609
Título: | Análise aos processos formativos numa instituição de ensino superior: balanços e propostas de desenvolvimento |
Outro(s) título(s): | Analysis of training processes in a higher education institution: balance sheets and development proposals |
Autor(es): | Rodrigues, Tânia Sofia Mota |
Orientador(es): | Silva, Manuel António |
Palavras-chave: | Recursos humanos Formação profissional contínua Avaliação da formação Human resources Continuous vocational training Training evaluation |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O objeto de estudo desta investigação e do estágio é a Formação Profissional contínua,
nomeadamente os seus processos de conceção e desenvolvimento numa Instituição que se define
por cultivar a Educação e a Formação. Primando pela exigência e complexidade na sua forma de
planeamento e execução, a Formação Profissional visa ultrapassar as barreiras que lhe são
impostas pela legislação e pelo próprio modo de funcionamento do contexto de trabalho. O seu
foco pressupõe dar resposta às dificuldades de desenvolvimento (essencialmente) profissional dos
colaboradores institucionais, onde nasce uma intenção de estreitamento entre a teoria (o ideal) e
prática (o operacional).
A investigação realizada em contexto de estágio foi orientada para a compreensão crítica
do trabalho de formação contínua promovido e realizado pela Divisão de Formação e
Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade do Minho, começando pelo que a
organização designa por levantamento de necessidades (a fase pré-plano de formação) até à fase
da avaliação (final e também de impacto, se tal for o caso), passando fase de implementação. O
trabalho de formação em análise diz respeito ao realizado no biénio 2016/2017.
Através de uma metodologia baseada no paradigma das ciências sociais e numa
abordagem qualitativa, procura-se compreender as dinâmicas de formação existentes e sua
relevância para os trabalhadores a quem se destina e para a organização que a oferece. Os Planos
de Formação analisados são os referentes aos Trabalhadores não Docentes e não Investigadores
da Universidade do Minho, sendo em que 2016 ocorreram 365 participações em 48 formações
desenvolvidas e em 2017 473 participações em 45 formações desenvolvidas. The object of study of this research and the internship is continuous vocational training, namely its design and development processes in an institution that is defined by cultivating education and training. Striving for the requirement and complexity in its form of planning and execution, vocational training aims to overcome the barriers imposed by the legislation and the way in which the work context operates. Its focus presupposes addressing the difficulties of developing (essentially) professional institutional collaborators, where an intention of narrowing between the theory (the ideal) and practice (the operational) is born. The research conducted in the context of internship was oriented to the critical comprehension of the work of continuous training promoted and carried out by the Division of Training and Development of human resources of the University of Minho, beginning with what the Organization designates by survey of needs (the pre-plan training phase) until the evaluation phase (final and also impact, if applicable), passing the implementation phase. The work of training in analysis relates to that carried out in the 2016/2017 biennium. Through a methodology based on the paradigm of the social sciences and a qualitative approach, it seeks to understand the existing training dynamics and its relevance to the workers to whom it is intended and to the organization that offers it. The training plans analyzed are those referring to the non-professors and non-researchers of the University of Minho, and in which 2016 there were 365 participations in 48 developed formations and in 2017 473 participations in 45 developed formations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59609 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tânia Sofia Mota Rodrigues.pdf Acesso restrito! | 2,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |