Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59607
Título: | As competências transversais no processo de recrutamento e seleção de recursos humanos: um estudo em empresas |
Outro(s) título(s): | Transversal competences in the recruting and selection process of human resources: a company study |
Autor(es): | Faria, Joana Pereira |
Orientador(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Palavras-chave: | Competências Recursos humanos Recrutamento Formação Qualificação Competences Human resources Recruitment Qualification |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio tem como principal objetivo tentar aprofundar o tema das
competências e da empregabilidade dos jovens na atualidade, com base nas competências que
são mais valorizadas pelas empresas aquando de um processo de recrutamento e seleção de
recursos humanos. Pretende-se verificar numa primeira fase, o contexto histórico do termo
competência, e depois passá-lo para a prática e tentar perceber de que forma é que
efetivamente ele é importante no processo de recrutamento de um jovem recém-diplomado.
Para tal, foi realizado um questionário com base numa lista de competências que se inserem em
variados ramos, tais como: psicológico, interpessoal, habilidade social, autonomia, entre outros.
Foram inquiridas diversas empresas, de diversos ramos de forma a conseguirmos obter
respostas variadas relativamente aos tipos de sector e verificar se existe alguma diferença ou se
existe alguma coisa em comum com as mesmas. Além disso, tentar perceber também o
contexto histórico dos recursos humanos, de que forma é que a área foi evoluindo ao longo dos
anos.
O estágio teve como contexto organizacional uma consultoria, uma instituição cuja principal
missão é trabalhar em diversas formações, e dar apoio a algumas empresas no que diz respeito
a propostas de vários ramos, como por exemplo a área de segurança e saúde no trabalho, lean
management, recursos humanos, entre outras. O principal objetivo pessoal deste estágio é
adquirir e consolidar saberes e competências, teóricas e metodológicas com relevância para
uma futura atuação no campo profissional da área dos recursos humanos. The main objective of this internship report is to try to deepen the topic of competences and employability of young people today, based on the skills that are most valued by companies when recruiting and selecting human resources. In a first stage, it is intended to verify the historical context of the term competence, and then pass it on to a practical level and try to understand how it is effectively important in the process of recruiting a young graduate. For this, a questionnaire was carried out based on a list of competences that are inserted in various branches, such as: psychological, interpersonal, social skills, autonomy, among others. Several companies were surveyed in different sectors in order to obtain varied answers regarding the types of sector and to check if there is any difference or if there is something in common with these. In addition, try to understand the historical context of human resources and how the area has evolved over the years. The internship had as its organizational context a consulting company, whose main mission is to work in diverse traineeships, and to give support to some companies regarding proposals of several branches, as for example the area of safety and health at work, lean management, human resources, among others. The main personal goal of this internship is to acquire and consolidate relevant knowledge and skills, theoretical and methodological, to apply in the future, in the field of human resources. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59607 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Joana Faria.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |