Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59604
Título: | Avaliação do impacto da formação: representações dos trabalhadores de uma empresa de calçado |
Outro(s) título(s): | Training impact evaluation: workers representations from a footwear company |
Autor(es): | Martins, Sandra Borges |
Orientador(es): | Veloso, Esmeraldina |
Palavras-chave: | Formação profissional Mobilização de aprendizagens Avaliação da formação Desempenho profissional Avaliação de impacto Professional training Mobilization of learning Training evaluation Professional performance Impact assessment |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório tem como objeto de estudo a avaliação do impacto da formação, ministrada pela instituição de estágio, nos trabalhadores da empresa alvo do estudo. Surge assim, o conceito de mobilização/aplicação das aprendizagens e saberes da formação para o contexto de trabalho. Com o presente estudo, procurou-se aferir se a participação dos trabalhadores, da empresa alvo do estudo, na ação de formação “Riscos Profissionais no Setor do Calçado” desenvolvida pela instituição onde realizamos o estágio, traduziu-se em práticas, isto é, na aplicação dos saberes adquiridos para o local de trabalho. A investigação/intervenção teve como principais objetivos: verificar a existência da transferência de saberes aprendidos na formação para o contexto laboral e perceber se a formação frequentada foi essencial para o desempenho profissional dos trabalhadores. Para a sua realização foram utilizadas técnicas de pesquisa tais como: pesquisa documental/pesquisa bibliográfica, observação, conversas informais, inquérito por questionário e entrevista. Este projeto contempla um breve enquadramento contextual, metodológico e teórico sobre o tema abordado. A investigação/intervenção de cariz qualitativo e a partir de um estudo de caso, numa fábrica de calçado, tivemos como finalidade compreender a importância da formação profissional para desenvolver/aperfeiçoar competências profissionais, bem como avaliar o impacto da formação nos trabalhadores e, consequentemente, na própria empresa. Os resultados do estudo revelaram um impacto positivo da formação nos trabalhadores e na empresa alvo do estudo, nomeadamente quanto à aplicação dos saberes transmitidos na formação para o desempenho profissional e as repercussões positivas que essa aplicação originou na empresa. This report has as study object, the evaluation impact of training that were ministered by the internship institution, to the employees of the study targeted company. Thus, emerge the concept of mobilization/application of the learning and knowledge of the training to the work context. With this study, we aim to determine if the participation of employees of the study company on the “Professional Risks in the Footwear Sector” training course developed by the institution where we performed the internship, had translated into practices, in the application of the knowledge acquired to the workplace. The main objectives of the investigation/intervention were: to verify the existence of the knowledge transfer learned in training to the work context and at the same time verify if the training that the employees attended was essential for them professional performance. For this purpose, it had been used research techniques such as documentary and bibliographic research, observation, informal conversations, questionnaire survey and interview. This project contemplates a brief contextual, methodological and theoretical framework on the topic approached. The research/intervention of a qualitative nature and from a case study, in a footwear company, we had as a purpose to understand the importance of vocational training to develop/improve professional skills, as well as evaluate the impact of training on workers and, consequently, in the company itself. The results of the study revealed a positive impact of the training on the workers and in the study company, namely on the application of the transmitted knowledge in the training for the professional performance and on the positive repercussions that this application originated in the company. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59604 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Borges Martins.pdf Acesso restrito! | 5,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |