Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59594

TítuloA diversificação dos saberes proporcionados pela instituição militar: proximidades e distanciamentos
Outro(s) título(s)The diversification of the knowledge provided by the military institution: proximities and distances
Autor(es)Louro, João Fernando da Silva
Orientador(es)Palhares, José Augusto
Palavras-chaveFormação
Competências
Aprendizagem
Trabalho
Exército português
Training
Competences
Learning
Work
Portuguese army
Data2019
Resumo(s)Ao longo das últimas décadas as políticas de educação e formação têm adquirido maior relevo na agenda dos países da União Europeia. Apesar dos avanços evidenciados, e do enfoque atribuído ao conceito da aprendizagem ao longo da vida, existe ainda um longo caminho pela frente onde a educação, a formação e o trabalho se apresentam como os pilares fundamentais no processo de desenvolvimento de aprendizagens, aptidões e competências. Neste estudo propomo-nos refletir em torno das práticas formativas adotadas pelo Exército Português, da sua certificação e reconhecimento no mercado de trabalho civil, na diversificação de saberes adquiridos em contexto militar, assim como das expectativas daqueles que já terminaram o seu período contratual e daqueles que ainda pertencem às fileiras da instituição. Com o intuito de dar resposta aos objetivos do projeto de estágio, particularmente na vertente de investigação e na tentativa de sustentar as nossas preposições teóricas, desenvolveu-se uma abordagem predominantemente qualitativa, onde o método de investigação de eleição foi o estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação participante. Os resultados obtidos revelam que existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à certificação das aprendizagens e dos saberes adquiridos em contexto militar, assim como refletem a necessidade de implementação de medidas eficientes e aptas a nortear o processo de transição para o mercado de trabalho dos militares, que se encontram em regime de contrato e/ou voluntariado aquando do término do seu período contratual.
Over the last few decades, education and training policies have become more prominent on the European Union countries’ agenda. Despite the advances made, and the focus on the concept of lifelong learning, there is still much more to do in education, training and work, which are the key pillars in the process of developing learning, skills and competences. In this study, we propose to reflect on the training practices adopted by the Portuguese Army, their certification and recognition in the civil work market, the diversification of knowledge acquired in a military context, as well as the expectations of those who have already completed their contractual period and of those who still belong to the ranks of the institution. In order to provide an answer the intentions of this internship project, particularly in the field of research and in an attempt to support our theoretical prepositions, we develop a predominantly qualitative approach, in which the chosen method of investigation was the case study. The data collection techniques used were semistructured interview, documentary analysis and participant observation. The results show that there is a long way to go in terms of the certification of learning and knowledge acquired in the military context. It also reveals the need to implement efficient and appropriate measures to guide the process of transition to the labour market of the military, who are either under contract or under voluntary service, at the end of their contractual period.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59594
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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Joao Fernando da Silva Louro.pdfRelatório de Estágio3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

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