Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59584
Título: | Alteridade e identidade em Tabu de Miguel Gomes |
Outro(s) título(s): | Otherness and identity in Tabu from Miguel Gomes |
Autor(es): | Pereira, Ana Cristina |
Palavras-chave: | Filme Tabu Representações “raciais” Alteridade Identidade Semiótica multimodal Tabu film “Racial” representations Otherness Identity Multimodal semiotics |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Comunicação e Sociedade |
Citação: | Pereira, A. C. (2016). Alteridade e identidade em Tabu de Miguel Gomes. Comunicação e Sociedade, 29, 311 –330. DOI: 10.17231/comsoc.29(2016).2422 |
Resumo(s): | A identidade nacional portuguesa foi construída, ao longo do tempo, por vários meios e no cinema também, em relação com a identidade de um “outro” africano, próximo e distante, herdeiro e desafiador, objeto de sedução e de repulsa. Estas dualidades estão patentes no filme Tabu (2012), de Miguel Gomes, que reifica e questiona representações. Filme pós-colonial, no sentido em que reflete sobre a forma como estereótipos e representações sociais e “raciais” criados durante o colonialismo se repercutem na sociedade portuguesa de hoje, oferece um olhar crítico sobre uma certa elite portuguesa em África e sobre a forma como esse mesmo grupo viveu o período da Guerra pela Independência, confrontando esse momento da história portuguesa com o tempo atual.
Analisa-se o discurso fílmico do autor, através de uma abordagem semiótica multimodal do filme: uma análise de Tabu tendo em conta os processos de categorização, quer por exclusão, quer por inclusão. Apresenta-se uma leitura dialógica de recursos semiológicos como ritmo, composição, conexões informais e diálogos, sendo que a finalidade desta análise multimodal é perceber a representação do “outro” africano no filme e a forma como a identidade portuguesa se constrói na relação com essa alteridade africana. Portuguese national identity has been constructed over time, across various media, including the cinema, in contrast to the identity of an African “other”, who is simultaneously close and distant, an heir and a challenger, an object of seduction and repulsion. These dualities are reflected in Miguel Gomes’ Tabu (2012), which reifies and questions various representations. It is a post-colonial film which reflects about the way how stereotypes and social and “racial” representations created during colonialism have repercussions on present-day Portuguese society. The film offers a critical vision of a certain Portuguese elite in Africa and the manner in which this elite experienced the War for Independence, confronting this period in Portuguese history with the present day. The director’s filmic discourse is analysed using a multimodal semiotic approach: an analysis of Tabu, taking into account the processes of categorisation, either in terms of inclusion or exclusion. The texts present a dialogic interpretation of semiotic resources, such as rhythm, composition, informal linking and dialogues. The goal of this multimodal analysis is to understand the representation of the African “other” in the film and how Portuguese identity is constructed in the relationship to this other. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59584 |
DOI: | 10.17231/comsoc.29(2016).2422 |
ISSN: | 1645-2089 |
e-ISSN: | 2183-3575 |
Versão da editora: | http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2422 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_Pereira_Alteridade-identidade_PT.pdf | Versão portuguesa | 1,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2016_Pereira_Alteridade-identidade_EN.pdf | English version | 1,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |