Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59577
Título: | Histórias com futuro: exploração e desenvolvimento vocacional numa perspetiva de educação para a cidadania: uma intervenção - investigação |
Outro(s) título(s): | Stories with future: exploration and vocational development in a perspective of education towards citizenship: an intervention - investigation |
Autor(es): | Franco, Bárbara Lima |
Orientador(es): | Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Educação Formação Educação para a cidadania Exploração e desenvolvimento vocacional Education Training Education in citizenship Exploration and vocational development |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização de Formação,
Trabalho e Recursos Humanos, teve como objetivo a conceção, desenvolvimento e avaliação de
um projeto de educação/formação junto de jovens de cursos de aprendizagem de dupla
certificação com equivalência ao 12º ano.
Este projeto teve um carácter investigativo, mas também interventivo e foi realizado um trabalho
de Exploração e Desenvolvimento Vocacional numa perspetiva de Educação para a Cidadania e
Desenvolvimento Humano.
Foi desenvolvida no âmbito do estágio, numa fase inicial, a recolha de informação acerca do
contexto de formação e dos seus jovens, por via de técnicas de pesquisa, concretamente a
observação, o inquérito por questionário e análise documental. Foi para isso administrado aos
jovens de duas turmas um inquérito por questionário acerca das trajetórias e expectativas
escolares e de vida. Sendo que numa segunda fase foram desenvolvidas atividades com os jovens
no âmbito da Exploração e Desenvolvimento Vocacional, numa perspetiva de Educação para a
Cidadania. Ao longo do estágio foram elaboradas Notas de Campo, que permitiram refletir e
analisar o processo de intervenção.
O trabalho inclui um breve enquadramento contextual, metodológico e teórico sobre os temas em
foco. Inclui também uma análise e discussão dos dados obtidos, procurando uma visão
comparativa com estudos no que concerne às trajetórias dos estudantes do ensino secundário. This study, as part of the Master in Education, in the Training, Work and Human Resources area of specialization, aims to design, develop and evaluate a project of education/training within young people attending double certification in secondary courses. This project is of an investigative nature, as well as of an interventional one and it was designed a work based on Exploration and Vocational Development in a perspective of Education in Citizenship and Human Development. During the professional practice, in an early stage, it was done the collection of data concerning the training field and its young people, by means of researching techniques, namely observation, survey by questionnaire and document analysis. To this end, it was applied to young students from two classes a survey by questionnaire about life and school paths and expectations. In a second stage some activities have been developed with young people on the theme of Exploration and Vocational Development, in a perspective of Education in Citizenship. Throughout the training camp, notes were elaborated that enabled reflection and analysis of the intervention process. This work includes a brief contextual, methodological and theoretical background about the theme in focus. It also includes analysis and discussion of collected data, achieving a comparative view with studies, in what concerns with the learners’ paths at the secondary level. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho, Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59577 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Lima Franco.pdf Acesso restrito! | 4,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |