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https://hdl.handle.net/1822/59508
Título: | Impacto dos contextos familiares de vulnerabilidade de saúde mental na criança: uma história de vida |
Autor(es): | Pereira, Maria Neves Abreu |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria |
Palavras-chave: | Vulnerabilidade de saúde mental Intervenção precoce na infância Resiliência Apoio social Mental health vulnerability Early childhood intervention Resilience Social support |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O tema deste estudo aborda a vulnerabilidade de saúde mental dos pais e o impacto desta
no desenvolvimento dos seus filhos. Que implicações é que a vulnerabilidade de saúde mental
pode trazer para o seio familiar, mais concretamente para o desenvolvimento das crianças que
crescem nestes contextos.
Estudos revelam que o número de crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade de
saúde mental está a aumentar devido ao predomínio da presença de doenças mentais na população
em geral (Gútiez, Sanches & Sierra, 2011).
A vulnerabilidade de saúde mental pode ser vista como um risco nos sistemas familiares,
que afetam todos os membros da família, sobretudo as crianças pequenas (Cuevas, 2014).
A partir desta problemática e do interesse que me despertou pessoalmente, procurei
desenvolver um estudo mais aprofundado sobre esta temática, utilizando uma metodologia
qualitativa de história de vida, baseada em vivências e experiências que ocorreram no percurso de
vida de uma mãe. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, que procurou conhecer a
experiência de uma mãe, cuja vulnerabilidade de saúde mental está associada à codependência
emocional, antes e depois do casamento, de como isso afetou o desenvolvimento dos seus filhos,
sentimentos e relações, interações com os filhos, comunicação, rotinas, dificuldades e apoios na
vida desta família, passando então para a construção do conhecimento a partir da narrativa desta
mãe, das suas vivências e dos seus momentos de vida mais marcantes.
Com base nas teorias ecológicas e sistémicas, a família é considerada um núcleo crucial,
onde o seu modo de vida afeta as relações de confiança e de segurança emocional entre os seus
membros de forma positiva ou negativa, particularmente no caso das crianças pequenas.
Face ao exposto, este estudo procura compreender como os aspetos de vulnerabilidade de
saúde mental desta mãe interferiram nas interações família/criança, bem como o papel das redes
sociais e de apoios formais e informais no lidar com as dificuldades encontradas. The theme of this study addresses the vulnerability of parents mental health and its impact on the development of their children. What implications this situation can bring to the family, more specifically to the mental health of these children and therefore to their development. Research indicates that the number of children living in a context of mental health vulnerability is increasing due to the prevalence of mental illness in the general population (Gútiez, Sanches & Sierra, 2011). Mental health vulnerability can be seen as a risk in family systems, affecting all family members, especially young children (Cuevas, 2014). Based on this problem and the interest that has awakened me personally, I have tried to develop a more detailed study on this subject, using a qualitative methodology of life history, based on experiences that took place in the life course of a mother. A semi-structured interview was conducted, to understand the experience of a mother, namely her feelings and relationships, interaction with her children, communication difficulties and supports in the life of this family, moving then to the construction of knowledge from this mother´s narrative, experiences and most remarkable moments of her life. Based on ecological and systemic theories, the family is considered a crucial nucleus, seeing that its way of life affects the relationships of trust and emotional security between its members in a positive or negative way, particularly in the case of young children. In light of the above, this study seeks to understand how the mental health vulnerability aspects of this mother interfered in the family / child interactions, as well as the role of formal and informal social and support networks in dealing with the difficulties encountered. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59508 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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