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https://hdl.handle.net/1822/59505
Título: | Idade de lata, vida de ouro: sustentabilidade do envelhecimento ativo na terceira idade |
Outro(s) título(s): | Age of can, life of gold: sustainability of aging active in the elderly |
Autor(es): | Pinto, Ana Catarina Santos |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Envelhecimento ativo Qualidade de vida Histórias de vida Investigação-ação participativa Active aging Quality of life Life stories Research-participatory action |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O aumento da esperança média de vida é um dos grandes desafios da humanidade, não
só pela realidade plena de significados, como de identidade social e cultural. Neste sentido, o
presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto “Idade de lata, Vida de ouro:
Sustentabilidade do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade” foi realizado num Centro de Dia de
uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Braga.
Considerando os objetivos delineados previamente, foi selecionado como paradigma de
intervenção/ investigação o paradigma qualitativo; a investigação-ação participativa enquanto
metodologia que privilegia o ator social e as suas vivências, a sua história de vida.
Neste sentido, foram criadas cinco oficinas, facilitadoras da educação ao longo da vida.
Os resultados levam-nos a concluir que as relações entre os utentes se fortaleceram, para que
estes demostrassem uma participação mais ativa na sua própria vida. The increase of the average life expectancy is one of the great challenges of humanity, not only for the full reality of meanings, but also for social and cultural identity. In this sense, the present report arises within the scope of the Master in Education, area of specialization in Adult Education and Community Intervention. The "Age of can, Life of Gold: Sustainability of Active Aging in the Elderly" project was carried out in a Day Center of a Private Institution of Social Solidarity of the district of Braga. Considering the objectives outlined previously, the qualitative paradigm was selected as an intervention / research paradigm; participatory action research as a methodology that privileges the social actor and his experiences, his life history. In this sense, five workshops were created, facilitating lifelong education. The results lead us to conclude that the relationships between the users were strengthened, so that they showed a more active participation in their own life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59505 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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