Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59350

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Pedro Filipe Ribeiro depor
dc.date.accessioned2019-03-06T15:46:23Z-
dc.date.available2019-03-06T15:46:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMoura, P. (2019). Uma outra Ameaça Fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back. Observatorio, 13(1), 122-136. DOI: 10.15847/obsOBS13120191308.por
dc.identifier.issn1646-5954por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59350-
dc.description.abstractAs prequelas de Star Wars (1999-2005) são, ainda hoje, obras controversas entre os fãs desta narrativa transmediática. O documentário The Prequels Strike Back (2016) procurou compreender a insatisfação de parte destes públicos, mas também a recepção daqueles que, tendo apreciado a segunda trilogia da saga, se viram inseridos numa cultura de antagonismo aos filmes. Neste artigo apresenta-se uma análise do documentário, centrando-se no modo como a recepção das prequelas foi retratada. O modelo de cooperação textual de Umberto Eco e os conceitos de cultura de convergência e narrativas transmediáticas de Henry Jenkins foram as principais referências usadas na análise. Concluiu-se que apesar de abordar pertinentemente os diferentes elementos constitutivos da proposta do autor italiano, o documentário ignorou uma dimensão crucial para a compreensão da recepção dos públicos de Star Wars: a natureza transmediática de uma saga que não esteve suspensa entre o final da trilogia original e o lançamento das prequelas.por
dc.description.abstractStar Wars Prequels (1999-2005) are still controversial amidst the fans of this transmedia narrative. The documentary The Prequels Strike Back (2016) sought to understand the frustration of the unhappy part of the audience. It also approached the reception of those who, despite enjoying the second trilogy of the saga, were surrounded by an antagonistic culture towards the prequels. This article develops an analysis of the documentary, focusing on how the prequels' reception was presented. It has Umberto Eco's textual cooperation model and Henry Jenkins’ convergence culture and transmedia storytelling concepts as the main analytical references. The article argues that, despite presenting relevant features of Eco's model, the documentary neglects a crucial dimension for understanding the Star Wars audiences' reception: the transmedia nature of a saga that wasn't on hold between the original and the prequel trilogies.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi realizado no âmbito do projecto de doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através da bolsa com a referência SFRH/BD/124039/2016.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherObservatório da Comunicação (OberCom)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCooperação textualpor
dc.subjectCultura de convergênciapor
dc.subjectNarrativas transmediáticaspor
dc.subjectStar Warspor
dc.subjectUmberto Ecopor
dc.subjectTextual cooperationpor
dc.subjectConvergence culturepor
dc.subjectTransmedia storytellingpor
dc.titleUma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Backpor
dc.title.alternativeAnother phantom menace: the relation established by author, contents and audiences in The Prequels Strike Backpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1308por
oaire.citationStartPage122por
oaire.citationEndPage136por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume13por
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS13120191308por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalObservatorio (obs*) Journalpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moura_2019_Prequels.pdf353,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID