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https://hdl.handle.net/1822/59056
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | por |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T15:08:01Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T15:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-01 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-16 | - |
dc.identifier.citation | Dionísio, M.L. (2019). A leitura da literatura na educação e formação de jovens e adultos: Entre o direito e o dever. Textura - Revista de Educação e Letras, 21 (45), 51-66. | por |
dc.identifier.issn | 2358-0801 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59056 | - |
dc.description.abstract | A Declaração Europeia dos Direitos à Literacia inclui a leitura por prazer como um dos direitos dos cidadãos, sustentando-se nas avaliações internacionais de leitura que usam a leitura por prazer e literária também como indicador de proficiência. Neste sentido, tomamos, neste texto, o currículo português de Cursos de Educação e Formação de Jovens, como lugar de indagação do lugar da leitura literária na educação de jovens que viram a sua vida escolar reorientada dadas as suas trajetórias escolares de insucesso. Apesar do espaço concedido à leitura recreativa e resposta do leitor à obra literária, esta modalidade de leitura ocorre num quadro de dever e formatação dificilmente consonante com a formação de leitores assíduos e autónomos. | por |
dc.description.abstract | The European Declaration of the Right to Literacy includes reading for pleasure as one of citizens' rights, based on international reading assessments that take reading for pleasure and literary reading as an indicator of proficiency. In this sense, we take in this text the Portuguese curriculum of Youth Education and Training Courses, as a place of inquiry of the place of literary reading in the education of young people who have seen their school life reoriented, given their academic trajectories of failure. Despite the space granted to recreational reading and reader response to literary work, this mode of reading occurs in a framework of duty and formatting that is hardly consonant with the formation of regular and autonomous readers. | por |
dc.description.sponsorship | CIEd, Instituto de Educação, Universidade do Minho | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.title | A leitura da literatura na educação e formação de jovens e adultos: entre o direito e o dever | por |
dc.title.alternative | The role of literary reading in the education and training of young and adults: between the right and the duty | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4863 | por |
oaire.citationStartPage | 51 | por |
oaire.citationEndPage | 66 | por |
oaire.citationIssue | 45 | por |
oaire.citationVolume | 21 | por |
dc.identifier.doi | 10.17648/textura-2358-0801-21-45-4863 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Textura | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A leitura da literatura na EFJA.pdf | 231,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |