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https://hdl.handle.net/1822/58923
Título: | O conceito “escravidão” nos manuais didáticos de história: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal |
Autor(es): | Squinelo, Ana Paula Solé, Glória Barca, Isabel |
Palavras-chave: | Manuais Didáticos Escravidão Narrativas Brasil Portugal |
Data: | Dez-2018 |
Revista: | História e Ensino |
Citação: | Squinelo, A.P., Solé, G., & Barca, I. (2018). O conceito “escravidão” nos manuais didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino, 24 (2), 55-86. |
Resumo(s): | Os resultados parciais apresentados nesta reflexão referemse à parte das atividades realizadas no Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal), através do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, na especialidade em Educação em História e Ciências Sociais. O citado estágio de pós-doutoramento foi realizado entre os meses de setembro de 2016 e agosto de 2017. Nessa reflexão investigamos, a partir de um estudo comparativo, como o conteúdo escravidão é apresentado nos manuais didáticos de história do Brasil e de Portugal, sendo que para o Brasil foram analisados quatro manuais referentes ao 7° ano do Ensino Fundamental II, pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2017), e Portugal quatro manuais concernentes ao 8° ano do 3° Ciclo adotados em escolas públicas do país. Os referenciais teóricos para análise dos manuais didáticos ancoraram-se nos estudos, sobretudo de Alain Choppin (2004), Jörn Rüsen (2010) e Circe Bittencourt (2011) e a pesquisa como um todo se ancorou nos postulados da Educação Histórica, principalmente nos estudos de Isabel Barca (2000) e Peter Lee (2003). Para subsidiar as discussões acerca da questão do conceito de escravidão, levando em consideração a trajetória historiográfica que permeia o tema, privilegiamos a obra de Gilberto Freyre (1933) e de Robert W. Slenes (2011). Ao final, apontamos as conclusões parciais no que se relacionam as narrativas didáticas sobre o conteúdo escravidão nos Manuais Didáticos brasileiros e portugueses que compôs a amostra desta investigação. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58923 |
DOI: | 10.5433/2238-3018.2018v24n2p55 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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