Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58656

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, C.por
dc.contributor.authorCarvalho, Elodie depor
dc.date.accessioned2019-01-28T16:24:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58656-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractVerificou-se nas últimas décadas um incremento exponencial do número de organizações que procuram implementar um código de conduta. Não obstante, a criação de um código de conduta por si só não é suficiente para influenciar os membros de uma empresa a seguir as suas disposições, tornando-se a implementação eficiente do mesmo um imperativo. O presente relatório de estágio baseia-se no estudo do processo de implementação do código de conduta nos negócios do Grupo Bosch na Robert Bosch España, S.L.U., e tem por principal objetivo contribuir para o conhecimento desta temática, através de indicações que sirvam de exemplo para outras empresas. Neste sentido, é seguida uma metodologia de investigação-ação. Procede-se inicialmente a uma revisão da literatura, a qual permite o esclarecimento de conceitos relevantes e a obtenção de diversas teorias quanto às condições a serem tidas em conta para implementar um código de conduta com sucesso. Com base nas indicações fornecidas pela literatura, recolhem-se dados qualitativos procedentes da análise documental e da observação direta que, por sua vez, permitem descrever o procedimento desenvolvido pela Robert Bosch España, S.L.U. para implementar o seu código de conduta. Após análise deste processo comparativamente com o estabelecido na literatura, procede-se à identificação de uma série de aspetos a serem melhorados. Em suma, descreve-se o esforço considerável demonstrado pelo Grupo Bosch em implementar o seu código de conduta, demonstrado tanto a nível dos elevados recursos económicos atribuídos a este processo como à constante evolução e atualização das fases a ele associadas. Paralelamente, são descritas as medidas a serem implementadas como forma de otimizar este processo no futuro.por
dc.description.abstractThere has been an exponential increase in the number of organizations seeking to implement a code of conduct in recent decades. Nonetheless, the creation of a code of conduct alone is not enough to influence the members of a company to follow its provisions, making their efficient implementation an imperative. This internship report is based on the study of the Bosh Group's code of conduct implementation process at Robert Bosch España, S.L.U., and its main objective is to contribute to the knowledge of this subject by means of indications that serve as an example for other companies. In this sense, an action-research methodology is followed. A literature review is initially carried out, which allows the clarification of relevant concepts and the achievement of several theories regarding the conditions to be taken into account in order to implement a successful code of conduct. Based on the information provided by the literature, we collect qualitative data from documentary analysis and direct observation which, in turn, allow us to describe the procedure developed by Robert Bosch España, S.L.U. to implement its code of conduct. After analyzing this process comparatively with the one established in the literature, some contributions are made to improve this process. In sum, the considerable effort shown by the Bosch Group to implement its code of conduct, demonstrated both by the high economic resources allocated to this process and by the constant evolution and updating of the associated phases is described. At the same time, measures are described in order to optimize this process in the future.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCódigo de condutapor
dc.subjectImplementaçãopor
dc.subjectCompliancepor
dc.subjectBoschpor
dc.subjectCode of conductpor
dc.subjectImplementationpor
dc.subjectCompliancepor
dc.titleImplementação de um código de conduta: o caso da Robert Bosch España, S.L.U.por
dc.title.alternativeImplementation of a code of conduct: the case of Robert Bosch España, S.L.U.por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202152731por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relato_rio+de+esta_gio_Elodie+Carvalho+PG31822[1].pdf
Acesso restrito!
8,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID