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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSena-Cruz, Josépor
dc.contributor.authorCorreia, Luís Luciano Gouveiapor
dc.contributor.authorBarris, Cristinapor
dc.date.accessioned2019-01-21T09:25:46Z-
dc.date.available2019-01-21T09:25:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58386-
dc.description.abstractAtualmente a utilização de laminados de CFRP (Carbon Fibre Reinforced Polymer) no reforço de estruturas de betão armado (BA) constitui uma solução viável, consolidada pelos vários estudos científicos e aplicações práticas. A técnica EBR (Externally Bonded Reinforcement) é frequentemente utilizada como forma de aumentar a resistência à flexão de estruturas de BA. Contudo, o desenvolvimento de tensões de corte elevadas nas extremidades do laminado pode levar à rotura prematura do sistema CFRP/betão por destacamento. Esta situação é ainda mais frequente quando o laminado é pré-esforçado, sendo neste caso necessário o uso de ancoragens nas extremidades, que evitam esta rotura precoce. O presente trabalho tem como principal objetivo procurar compreender a influência do efeito de temperaturas moderadamente elevadas (de serviço) no comportamento de sistemas de ancoragens mecânicas para confinamento transversal de laminados de CFRP. O programa experimental foi composto por 14 prismas de betão (200 mm  500 mm  800 mm), aos quais é aplicado um laminado de CFRP de acordo com a técnica EBR. Posteriormente, cada ancoragem mecânica foi fixa ao prisma através de seis parafusos pré-esforçados, de forma a criar um nível confinamento transversal pré-determinado. Os provetes foram ensaiados segundo uma configuração de ensaio de arranque direto, uns em (i) regime estacionário (RE) e outros (ii) em regime transiente (RT). No regime estacionário, a temperatura foi mantida constante (20 ºC, 60 ºC e 80 ºC), enquanto que a força de arranque foi aumentando até à rotura do sistema. No regime transiente, a força de arranque foi mantida constante (100 kN e 120 kN), enquanto que a temperatura foi aumentando gradualmente. Além da temperatura e da configuração de ensaio, a largura do laminado (50 mm, 80 mm, 100 mm) e o nível de confinamento transversal foram também estudados. Assim, os resultados dos ensaios de arranque direto são apresentados e discutidos.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado pela FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competividade – COMPETE e fundos nacionais, através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia sob o projeto FRPLongDur POCI-01-0145-FEDER-016900 (FCT PTDC/ECM-EST/1282/2014). Este trabalho é também cofinanciado através do Programa Operacional Fatores de Competitividade e internacionalização (POCI), pelo projeto POCI-01-0145-FEDER-00763. Os autores gostariam também de agradecer à empresa S&P Clever Reinforcement Ibérica Lda., que forneceu os materiais. O segundo autor deseja também agradecer a bolsa SFRH/BD/98309/2013, atribuída pela FCT. O terceiro autor deseja agradecer ao governo espanhol (Ministerio de Educación, Cultura y Deporte) pela bolsa José Castillejo ref. CAS16/00288.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.titleEfeito da temperatura no comportamento de ancoragens mecânicas para confinamento transversal de FRPpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDatenov. 2018por
sdum.event.titleEncontro Nacional Betão Estrutural - BE2018por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationEncontro Nacional Betão Estrutural - BE2018por
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

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