Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58287
Título: | Descobrir as potencialidades do(s) diálogo(s) entre a leitura de histórias e a abordagem às ciências no jardim de infância |
Outro(s) título(s): | Discovering the potential of dialogue(s) between reading stories and the approach to science in kindergarten |
Autor(es): | Batista, Filipa Daniela Gonçalves |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Ciências e experiências Abordagem às ciências Leitura de histórias Linguagem oral Educação de infância Sciences and experiences Approach to science Reading stories Oral language Childhood education |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório, constitui-se como resultado de um estágio curricular do Mestrado em
Educação Pré-escolar, no qual é apresentado o enquadramento, o desenvolvimento e a avaliação e
reflexão de um projeto de intervenção pedagógica de natureza investigativa.
A intervenção pedagógica desenvolveu-se depois de algumas semanas de observação, registo e
reflexão no contexto de jardim de infância. Dessa forma, o projeto intitulado “Descobrir as potencialidades
do(s) diálogo(s) entre a leitura de histórias e a abordagem às ciências no jardim de infância”
desencadeou-se com a emergência observada pelo interesse das crianças nas atividades decorridas na
área das ciências e experiências e o envolvimento constante na leitura de histórias. Numa conversa com
a educadora cooperante, concluiu-se que ambas as dimensões se tornavam interessantes para o grupo
de crianças, de acordo com o observado e as suas características.
Tendo como base os interesses, emergências e necessidades identificadas na observação das
crianças, os objetivos que sustentam a intervenção pedagógica são: a criação de um ambiente e espaço
rico, autêntico e estimulante, por forma a permitir explorações significativas; apoiar o grupo de crianças
nas suas explorações, de modo a promover o questionamento e reflexão e o pensamento científico;
estimular o desenvolvimento da linguagem oral, associando relações pessoais para as crianças sobre a
leitura e conhecer as potencialidades entre o diálogo de ambas as dimensões, leitura de histórias e
abordagem às ciências.
No que se refere às estratégias pedagógicas utilizadas, estas foram-se estruturando de acordo
com as repostas do grupo, bem como as suas caraterísticas. Realço a documentação como forma de
acompanhar e refletir a minha ação e estabelecer um percurso de conquistas e aprendizagens das
crianças ao longo do projeto, através de registos e consequente diálogo reflexivo. A exploração e os
momentos de reflexão, são outras estratégias que alicerçaram a reestruturação das ideias das crianças.
E ainda a organização da área das ciências e experiências ao longo do projeto, respondendo aos
interesses demonstrados pelos grupos e as suas sugestões.
Assim sendo, a elaboração deste projeto de intervenção no jardim de infância, possibilitou
responder às emergências e interesses identificados, que ao longo do percurso, se reajustaram através
da curiosidade por outros fenómenos. Logo, o estímulo da curiosidade presente em cada criança,
permitiu que novas descobertas fossem alcançadas em sintonia com as histórias. This report is a result of a curricular internship of Preschool Education Master degree, in which the framework, development and evaluation and reflection of a pedagogical intervention project in an investigative nature. The pedagogical intervention developed after a few weeks of observation, registration and reflection in the context of kindergarten. Thus, the project entitled "Discovering the potential of dialogue(s) between reading stories and the approach to science in kindergarten" was triggered by the emergence observed by children's interest in activities in the area of sciences and experiences and the constant involvement in reading stories. In a conversation with the cooperating educator, it was concluded that both dimensions were interesting for the group of children, according to the observed and their characteristics. Based on the interests, emergencies and needs identified through the observation of children, the objectives that support the pedagogical intervention were the creation of a rich, authentic and stimulating environment and space to allow meaningful explorations; to support the group of children in their explorations, in order to favor the scientific thought and to promote the inquiry and reflection; stimulating the development of oral language, associating personal relationships for children about reading and knowing the potentialities between dialogue of both dimensions, reading of stories and approach to science. Regarding the pedagogical strategies used, they were structured according to the group's responses, as well as their characteristics. I highlight the documentation as a way to accompany and reflect my action and establish a course of achievement and learning of the children throughout the project, through records with them and consequent reflective dialogue. Exploration and moments of reflection are other strategies that sustain the restructuring of children's ideas. And the organization of the area of sciences and experiences throughout the project, responding according to the interests shown by the groups and their suggestions. So, the elaboration of this intervention project in the kindergarten, made it possible to respond to emergencies and interests and, throughout the course of the same, were readjusted through curiosity for other phenomena. Therefore, the stimulation of the curiosity present in each child, allowed new discoveries to be reached according with the stories. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58287 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa Daniela Goncalves Batista.pdf | 12,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |