Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58282
Título: | As Artes Visuais como impulsionadoras da partilha e cooperação em contexto de Jardim de Infância |
Outro(s) título(s): | The visual and fine arts as the driver for sharing and cooperation in nursery schools |
Autor(es): | Rodrigues, Ana Marina Barbosa |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Arte e educação de infância Cooperação e partilha Artes visuais Art and childhood education Cooperation and sharing Visual and fine arts |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | As Artes Visuais devem estar intrinsecamente conectadas com a educação, considerando as potencialidades e competências que podem ser adquiridas através da sua vivência. As Artes são consideradas em inúmeros documentos relativos à educação, nomeadamente, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que lhe dedicam um espaço de relevada importância, dadas as potencialidades que encerram.
Este relatório de estágio tem como objetivo evidenciar o contacto de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente entre os três e cinco anos, com as Artes Visuais e suas mais-valias, durante o estágio semestral que compõe o Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Após serem diagnosticadas evidências, sendo a mais reveladora, o facto do projeto de sala não contemplar a implementação de atividades baseadas especificamente nas Artes Visuais, levou a que apoiasse a minha prática nesse domínio. A fundamentação teórica forneceu o suporte necessário para lhe dar continuidade, sendo realizadas várias propostas de atividades.
Durante o período de observação, constatámos que existia uma grande dificuldade na partilha e na cooperação e desenhámos um projeto que pretendia através do tema central das Artes Visuais, minimizar essa dificuldade, assim como promover outras aprendizagens, designadamente, ao nível da educação estética e artística.
Para além destas conquistas, foi visível o aparecimento de novas aprendizagens e o desenvolvimento de outras já existentes, tais como a sensibilidade, imaginação, criatividade, concentração, autoestima, entre outras. Podemos então afirmar que a posição teórica de alguns importantes autores como Vigostky, Hebert Read, Elliot W. Eisner, entre outros, corroboram a indispensabilidade da interação da criança com o mundo artístico e exploração do mesmo. The Visual and Fine Arts should be inherently connected to education, considering the capabilities and competences that can be acquired throughout the experience.The Arts are discussed in several articles related to the education, namely, in Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Curricular Guidelines to Early School Education), which dedicate an important part given the potentialities that entail. This report is intended to emphasize the contact of the pre-school aged children, in particular between the ages of three and five, with the Visual Arts and its advantages, during the semester internship within the Master in Early Childhood Education. After determine some evidences, being the most significant one, the fact of the classroom project did not contemplate the implementation of activities specifically based in Visual Arts, led me to support my practice in this field. The theoretical foundation provided me enough support to continue and there were performed several activities proposals. During the observation period it was detected a great difficulty in sharing and cooperation, so it was developed a project that intended, through Visual Arts, minimize such difficulty as well as to promote other learnings, namely, in the Aesthetic and Art education. Beside those achievements, it was visible the appearance of new competences and the development of the existing ones, such as the feeling, imagination, creativity, concentration, self-esteem, among others. We can say that the theoretical position of some relevant authors as Vigostky, Hebert Read, Elliot W. Eisner, among others, support the crucial interaction of the children with the Art world and its exploration. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58282 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Ana Rodrigues.pdf Acesso restrito! | 9,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |