Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58279
Título: | Quem é quem: conhecimento de si próprio e dos outros |
Outro(s) título(s): | Who is who: knowledge of oneself and others |
Autor(es): | Gonçalves, Lígia Maria Fernandes |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Conhecimento de si Formação pessoal e social Educação pré-escolar Knowledge of oneself Personal and social development Early childhood education |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresenta
um projeto de intervenção pedagógica realizado em contexto de jardim-de-infância.
O projeto com o título – “Quem é Quem: Conhecimento de si próprio e dos outros” – partiu do
interesse demonstrado pelas crianças e pela educadora no âmbito do projeto curricular de sala.
A intervenção pedagógica desenvolvida junto das crianças teve como objetivos promover o
conhecimento de si e do outro, contribuir para o desenvolvimento da identidade situando-a em
relação aos outros e reforçar os laços de pertença ao grupo.
A metodologia utilizada inspirou-se na abordagem da Investigação – Ação, na medida em que, as
atividades foram desenvolvidas no âmbito de ciclos de observação, planificação, ação e reflexão.
A intervenção pedagógica desenvolvida contribuiu para o desenvolvimento da tomada de
consciência de si e do outro, criou oportunidades de expressão e comunicação variadas e reforçou
os laços de pertença ao grupo. The present internship report falls within the Master of Early Childhood Education and it presents a pedagogical intervention project realized within a kindergarten environment. The project titled – “Who is Who: Knowledge of oneself and others” – was born out of the interest shown by the children and the kindergarten teacher in view of the curricular project of their classroom. The pedagogical intervention developed along with de children had the objective to promote the knowledge of themselves and others, to contribute to the identity development situating themselves in relation to others and enhancing their bond to the group. The methodology used was inspired by the Investigation – Action approach, as far as the activities were developed within cycles of observation, planning, action, and reflection. The developed pedagogical intervention contributed to the development of the awareness of themselves and the others, it created several expression and communication opportunities and it strengthened the ties of belonging to the group. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré – Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58279 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lígia Maria Fernandes Gonçalves.pdf Acesso restrito! | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |