Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58271

Título"Sozinho eu construo o «nosso» mundo!": descobrindo, explorando e conquistando
Autor(es)Antunes, Raquel da Silva
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveOCEPE
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Learning
Construction of knowledge
Data2017
Resumo(s)O projeto de intervenção pedagógico, Sozinho eu construo o meu mundo: descobrindo, explorando, conquistando, é um projeto que tem como tema central o conhecimento do mundo e a construção do Eu. Este projeto é também caraterizado por ter sido um projeto desenvolvido gradualmente e de forma colaborativa com as crianças e educadores de cada contexto educativo em que tive a oportunidade de estagiar. A criança explora o mundo através dos seus cinco sentidos, do tato, olfato, paladar, audição e visão e, assim começa a formar o conceito de si mesma e a sua visão do mundo. Torna-se, portanto, essencial, oferecer à criança meios, oportunidades e experiências para que a descoberta e a construção do conhecimento sejam plenamente concretizadas. A organização desta construção do conhecimento organizada em três dimensões - a construção do Eu, o brincar com o outro e a visão de mundo – é meramente para permitir a operacionalização deste relatório, porque estão interligadas entre si e cada uma delas torna-se fulcral para o melhor e mais completo desenvolvimento da criança e para a construção da sua aprendizagem. É necessário, então, compreender quais as áreas que favorecem este desenvolvimento. As áreas do Conhecimento do Mundo, da Formação Pessoal e Social e da Expressão e Comunicação, expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (Ministério da Educação, 1997), tornam-se grandes aliadas destas dimensões, pois permitem organizar os desafios e os estímulos, aumentando o desejo de agir, criar, transformar e explorar da criança, descobrir relações consigo mesma, com os outros e com os objetos, tornando-se, desta forma, o sujeito da sua própria aprendizagem. O que despoletou este projeto e toda a intervenção foi a participação das crianças do jardim-de-Infância no evento anual designado Braga Romana e o grande gosto por frutas revelado pelas crianças na valência de creche. Assim, os objetivos das crianças sobre o querem aprender, o que querem fazer e o descobrir fizeram surgir algumas propostas e experiências de aprendizagem que deram harmonia e consistência a todo o projeto. A reflexão final deste projeto de intervenção considera a relação entre as propostas realizadas e as aprendizagens obtidas na concretização das mesmas e reflete sobre a ação pedagógica tanto na educação préescolar como na creche no decorrer do(s) projeto(s).
The pedagogical intervention project, I alone build my world: discovering, exploring and conquering, is a project that has as its central theme the knowledge of the world and the forming of the Self. This project is also characterized by being one that was developed gradually and in collaboration with the children and educators of each educational context in which I had the opportunity to intern. The child explores the world through its five senses, of touch, smell, taste, hearing, and vision, and thus begins to form the concept of self and its perspective of the world. It is therefore essential to offer the child the means, opportunities and experiences so that the discovery and building of knowledge are to be truly achieved. The organization of this three-dimensional building of knowledge - the forming of the Self, playing with others, and the worldview - is merely to allow the operationalization of this report, because they are intertwined and each of them becomes central to the finest and most complete development of the child and the development of their learning. It is necessary, then, to understand which areas favor this development. The areas of Knowledge of the World, Personal and Social Shaping and Expression and Communication, expressed in the Curriculum Guidelines for Pre-School Education (OCEPE) (Ministry of Education, 1997), become great allies of these aspects, since they allow challenges organization and stimuli, increasing the child's desire to act, create, transform and explore, discover relationships with herself, with others and with objects, thus becoming the subject of his own learning. What triggered this project and its intervention was the contribution of kindergarteners at the annual event called Braga Romana and a great linking for fruits revealed by the children in the nursery climate. Thus, the children's goals about what they want to learn, what they want to do and what they discover have given rise to some proposals and learning experiences that have given harmony and consistency to the whole project. The final reflection on this intervention project considers the relationship between the conducted proposals and the lessons obtained in their implementation and it considers the pedagogical action both in pre-school education and in nursery education during the project (s).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58271
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel da Silva Antunes.pdf3,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID