Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58226

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorForjaz, Maria Antóniapor
dc.contributor.authorMarçal, Domingospor
dc.date.accessioned2019-01-15T16:28:56Z-
dc.date.available2019-01-15T16:28:56Z-
dc.date.issued2014-07-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58226-
dc.description.abstractSe é verdade que a nível mundial cada vez mais caminhamos para uma sociedade da informação, pela possibilidade de utilização de tecnologias e métodos para comunicar nascidas por meio da evolução e revolução informática, mais premente o é em Timor-Leste, país novo e em franco desenvolvimento.implementação de um currículo do ensino básico ajustado ao contexto social e cultural dopaís e que incorpore as tendências educacionais internacionais, respondendo aos desafios da actualidade, tem merecido um cuidado particular em Timor. Neste contexto foi realizado um estudo prévio que pretendeu obter um conjunto de indicadores relativos a três grandes áreas: recursos tecnológicos disponíveis em casa, na escola e a nível pessoal, hábitos relativos ao uso de computador e hábitos relativos ao uso de telemóvel. O estudo teve por base um inquérito, de título “tecnologias de informação e comunicação". recolha da informação contou com o apoio dos professores das escolas seleccionadas e foi realizada durante o mês de Março de 2013. Apesar do atraso que existe em termos de serviços e das infra-estruturas de apoio se mostrarem por ora insuficientes em Timor-Leste, no início do século XXI, o "Ensino e Divulgação das Ciências no Mundo Digital" torna-se premente neste país. Para tal será necessária a aposta em soluções criativas no sector do TIC inseridas no processo ensino-aprendizagem, bem como a formação de professores que possam liderar as suas utilizações.por
dc.description.sponsorshipPEstOE/MAT/UI0013/2014.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRecursos digitaispor
dc.subjectTecnologias de informaçãopor
dc.titleUma outra realidade: tecnologias de informação e comunicação nas escolas do 3.º ciclo em Timor-Lestepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.casadasciencias.org/2encontrointernacional/livroResumosFinal.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate14-16 Julho. 2014por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage56por
oaire.citationEndPage57por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleII Encontro Internacional da Casa das Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:CMAT - Artigos em atas de conferências e capítulos de livros com arbitragem / Papers in proceedings of conferences and book chapters with peer review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
maf_CongIntCasaCiencias_Julho2014_2.pdf32,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID