Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58147

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Pedro Filipe Ribeiro depor
dc.date.accessioned2019-01-14T12:29:22Z-
dc.date.available2019-01-14T12:29:22Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMoura, P. (2018). A cultura de convergência nas redes sociais: Análise netnográfica de uma página de Facebook. Comunicando, 7(1), 88-104por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58147-
dc.description.abstractAs conceções relativas a uma cultura de convergência anteviram a transformação da relação estabelecida entre os media e os seus públicos. A sua linearidade seria substituída por algo mais fluido: os públicos deixariam de ser somente os recetores e intérpretes das mensagens produzidas e postas a circular em larga escala pelos media. Na cultura de convergência proposta por Henry Jenkins, o empoderamento dos primeiros obrigaria os segundos a alterar o seu tradicional papel, até para manterem um muito rentável modelo de negócio. Os conceitos de participação e de interação ganhariam, com isto, um novo fôlego. Este artigo problematiza, com recurso a um trabalho netnográfico exploratório, as expectativas da cultura de convergência relativamente à atuação dos tradicionais produtores de conteúdos mediáticos. Fá-lo pela análise das publicações feitas durante um mês pela página portuguesa no Facebook de Star Wars, coincidindo com a estreia de um dos filmes desta narrativa transmediática. Constatou que, durante o período em causa, o comportamento dos tradicionais produtores, consubstanciados pela gestão desse espaço online, não diferiu significativamente do papel de emissor de conteúdos, contrariando as expectativas de uma cultura participativa e de convergência.por
dc.description.abstractConvergence culture foresaw a transformation on the relationship established between the media and its audiences. The traditional oneto-many model would be replaced by something more fluid: the audiences would no longer be solely the receptors and interpreters of the messages produced and broadcasted by the media. In Henry Jenkins' convergence culture, the users’ empowerment would force the media to change its traditional role to ensure the continuity of a very lucrative business model. This would also mean that concepts such as participation and interaction would have a renewed vitality. This article, based on a nethnographic exploratory study, confronts these expectations with the actual practices of the official Portuguese Facebook page of Star Wars. All posts published in December 2017, the month when the eightieth episode of the main saga of this transmedia narrative was theatrically released, were analyzed. During this period, the Facebook page acted as a traditional media player: almost all its actions were restricted to publishing posts, contradicting the expectations surrounding the emergence of a more participatory and convergent culture.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi realizado no âmbito do projeto de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/124039/2016).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCultura de convergênciapor
dc.subjectNetnografiapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectStar Warspor
dc.subjectConvergence culturepor
dc.subjectNetnographypor
dc.subjectParticipationpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.titleA cultura de convergência nas redes sociais: análise netnográfica de uma página de Facebookpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20181230-11_a_cultura_de_converg__ncia_nas_redes_sociais.pdfpor
oaire.citationStartPage88por
oaire.citationEndPage104por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume7por
dc.identifier.eissn2182-4037por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Comunicandopor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moura_2018_A cultura de convergência nas redes sociais - Análise netnográfica de uma página de Facebook.pdf1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID