Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58129
Título: | A imagem como recurso didático-pedagógico no ensino da Filosofia: modos de pensar e construir mundo(s) |
Outro(s) título(s): | Image as didactic-pedagogical resource in teaching Philosophy: ways of thinking and building world(s) |
Autor(es): | Azevedo, Paula Cristina Veloso Silva Oliveira |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Pedagogia Ensino Filosofia Imagem Estética Pedagogy Teaching Philosophy Image Aesthetics |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório intitulado A Imagem como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino
da Filosofia - modos de pensar e construir mundo(s) pretende descrever a praxis desenvolvida
durante o Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino
Secundário, realizado na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães.
Concomitantemente revela os propósitos pedagógicos, as estratégias e os recursos didáticos
utilizados na prática letiva.
O método didático aqui delineado resultou do contexto educativo onde fomos inseridos,
numa turma do 10º ano SE1, de Socioeconómicas, que procurou utilizar a imagem como
recurso didático-pedagógico na sua função comunicativa, motivacional e de sensibilização
estética, de modo a estimular uma disposição favorável ao ensino-aprendizagem da disciplina de
Filosofia. Esta metodologia, na sua unidade, visou estabelecer pontes entre a imagem e o
conceito, entre o texto filosófico e o texto literário, e também na relação entre o ambiente
tecnológico e mediático da sociedade atual através de um processo dinâmico formado por
múltiplas atividades práticas, teoréticas e de hermenêutica, que permitiram uma educação
filosófica baseada numa aprendizagem gradativa composta por diferentes atividades e
estratégias pedagógicas e diversos recursos didáticos. The current report, entitled Image as Didactic-Pedagogical Resource in teaching Philosophy – ways of thinking and building world(s) intends to describe the developed praxis during the Pedagogical Internship, as part of the Master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary School, held at Secondary School Martins Sarmento, in Guimarães. At the same time, it reveals the pedagogical purposes, the strategies and the didactical resources that were used in lecturing. The outlined didactical method came as result of the educational context, within we were inserted, a 10º grade class SE1, socioeconomic orientated, aiming to use the image as a didactic-pedagogical resource in its communicational, motivational, sensitizing and aesthetic function, as to stimulate a favourable disposition to the teaching-learning of the discipline of Philosophy. This methodology, as a whole, aimed to establish bridges between image and concept, between philosophical texts and literary texts, and also in the relation between the technological and media impact environment of the present society through a dynamic process formed by multiple practical, theoretical, of hermeneutics, that allowed a philosophical education based on gradual learning composed by different pedagogical activities and strategies and several didactical resources. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58129 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Cristina Veloso Silva Oliveira Azevedo.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 3,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |