Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58106
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de | por |
dc.contributor.author | Vilaça, Charlène David | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-11T16:15:05Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58106 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente estudo, intitulado A participação ativa na construção do conhecimento: Fortalecer raízes, foi desenvolvido, no âmbito do estágio inserido no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa sala de crianças com três anos de idade em jardim-de-infância e numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A concretização deste estudo teve como linha orientadora os seguintes objetivos: (1) Perceber de que modo é que a perspetiva construtivista favorece o desenvolvimento de novas aprendizagens ou (re)constrói conceções preexistentes, através da pesquisa; (2) Compreender a importância da aprendizagem ativa no desenvolvimento integral da criança e (3) Analisar a importância do papel do educador/professor no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de responder aos objetivos delineados procedeu-se à recolha de dados através da observação participante, diários reflexivos, fotografias e registos das crianças/dos alunos e entrevistas informais às equipas educativas. A metodologia adotada adquiriu características da investigação-ação, por evidenciar o papel intencional do educador/professor, sustentado pelo ciclo de observ ação-planificação-ação- reflexão. A análise dos dados evidencia que a valorização dos conhecimentos prévios, das experiências e vivências, dos interesses e das potencialidades das crianças/dos alunos são um veículo para a motivação, a curiosidade, a autonomia, a responsabilidade e, consequente participação ativa dos indivíduos. O presente estudo também permitiu compreender que as atividades propostas resultaram em aprendizagens significativas e que a exploração do ambiente educativo e dos materiais potencia o envolvimento das crianças/dos alunos nas atividades, com o intuito de construírem, reconstruírem e co-construírem o seu conhecimento. | por |
dc.description.abstract | The present study, titled, The Participation in the Construction of Knowledge: Strengthen Roots, was developed in the scope of an internship by Masters of Education in pre-school and first cycle of basic education. In a daycare of children aged three and in a class of 3 graders. This rd concentration study was oriented based on the following goals: (1) understand how a constructive perspective favors the development of new learning or rebuilds pre-existing concoctions through the research (2) comprehend the importance of active learning in the development of a child (3) analyze the important role a professor/teacher plays in the process of school and learning. With the intent to answer the outlined goals, they proceeded to gather data by participant observation, daily reflection, photographs, records from the students and informative interviews with the educational teams. The adopted mythology acquired characteristics from action research for evidence of intentional role of professor/teacher sustained by cycle of observation, pl anning, action and reflection. Analyzing the evidential data shows that an appreciation of prior knowledge, the experiences, the potentials of the children/students are a means for motivation, curiosity, autonomy, responsibility and constant active participation of the individuals. The present study also permitted understanding that the activities proposed resulted in significant learning and that an exploration of the learning environment and power materials, and the involvement of the children/students in activities, with the intent to build, re-build and co-build their knowledge. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Construção do conhecimento | por |
dc.subject | Participação ativa | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Knowledge construction | por |
dc.subject | Active participation | por |
dc.subject | Meaningful learning | por |
dc.title | A participação ativa na construção do conhecimento: fortalecer raízes | por |
dc.title.alternative | The participation in the construction of knowledge: strengthen roots | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202133850 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Charlène David Vilaça.pdf Acesso restrito! | 2,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |