Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58008

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Maria do Céu de Melo Estevespor
dc.contributor.authorSantos, Sara Raquel Dinis dospor
dc.date.accessioned2019-01-10T14:14:48Z-
dc.date.available2019-01-10T14:14:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58008-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório descreve um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem com alunos de uma turma de História A do 10º ano de escolaridade, do Curso Geral do Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis e outro estudo numa turma do 10º ano da disciplina de Geografia A, do Curso de Ciências Socioeconómicas. O tema escolhido foi “A mobilização de conhecimentos tácitos no exercício de Brainstorming e a construção de mapas de conceitos em História e Geografia ”. Pretendeu-se perceber o conhecimento tácito que os alunos mobilizam no exercício de Brainstorming e construção de Mapas de Conceitos, partindo dos seguintes conceitos-chave: Cidade e Património e Recurso e Sustentabilidade. Implementaram-se dois estudos que procuraram dar respostas às seguintes questões: Que ideias tácitas têm os alunos sobre os conceitos: Cidade e Património ou Recursos e Sustentabilidade? Como é que os alunos mobilizam os seus conhecimentos na construção do Mapa de Conceitos? Qual é o papel que os alunos atribuem a si próprios como cidadãos na preservação do património ou nas práticas sustentáveis? Que tipo de conhecimento metacognitivo os alunos manifestam do seu processo de aprendizagem? Foi nossa intenção perceber a importância das ideias tácitas no processo de aprendizagem, e a utilidade de implementação de estratégias e metodologias de ensino eficazes de acordo com as especificidades dos alunos. Procurámos também avaliar de que forma o exercício de Brainstorming pode auxiliar na construção de Mapas de Conceitos e o seu papel na consolidação de novas aprendizagens. Estando a trabalhar conceitos-pilar na construção da Cidadania, como é o caso de Património e Sustentabilidade, procurámos aferir o papel que os alunos atribuem a si mesmos enquanto cidadãos.por
dc.description.abstractThe present report describe a project developed with students of History class, from 10th grade of Secondary Education, and another one with students from 10th grade of Geography class of Socioeconomic Sciences course. The chosen theme was: The mobilization of tacit knowledge in the exercise of Brainstorming and in the construction of conceptual maps in History and Geography classes. It was intended to understand the tacit knowledge students mobilize during Brainstorming exercise and in the construction of conceptual maps. The elected concepts were: City and Heritage and Resource and Sustainability Two studies were applied looking answers to the following answers: What tacit ideas do students have about the concepts -City and Heritage or Resources and Sustainability ? How do students mobilize their knowledge in the construction of the Conceptual Maps? What is the role that students attribute to themselves as citizens in the preservation of heritage or in sustainable practices? What kind of metacognitive knowledge students manifest about their learning process? It was our purpose to understand the importance of the tacit ideas on the learning process, and the efficacy of some teaching-learning strategies to change such ideas accordingly to students’ specificities. We also tried to evaluate how the Brainstorming exercise can help in the construction of Conceptual Maps in the consolidation of new learnings. Working with key-concepts in the construction of Citizenship, as Heritage and Sustainability, we are looking to understand the role that students attribute themselves as citizens.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPatrimóniopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectBrainstormingpor
dc.subjectMapa de conceitospor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectHeritagepor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectConceptual mappor
dc.titleA mobilização de conhecimentos tácitos no exercício de Brainstorming e a construção de mapas de conceitos em História e Geografiapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202129420por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Sara Santos.pdf3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID