Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57969
Título: | A importância da fotografia na construção do conhecimento histórico sobre os movimentos colaboracionistas e de resistência franceses (1940 – 1945): um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
Autor(es): | Silva, Cecília Carolina Macedo da |
Orientador(es): | Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves |
Palavras-chave: | Fotografias Fonte histórica Movimentos colaboracionistas Resistência francesa 9º Ano de escolaridade Photographs Historical source Collaborationist movements French resistance 9th Grade of schooling |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório decorre do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS)
desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, lecionada no segundo ano
do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, do
Instituto de Educação na Universidade do Minho, no ano letivo 2016/2017, implementado numa
turma do 9º ano de escolaridade, numa escola de Braga.
O relatório dividir-se-á em três partes fundamentais: a que foca o contexto histórico e
pedagógico que motivaram este estudo, a que delineia o contexto em que o estudo se
desenvolveu e a dedicada ao estudo e projeto de intervenção realizado durante as aulas
lecionadas. Deste modo, o estudo centrar-se-á na interpretação de fotografias, a fim de avaliar de
que forma este tipo de fontes podem ser importantes na construção do conhecimento histórico
dos alunos. Assim sendo, pretendo dar resposta à seguinte questão: Qual é a importância das
fotografias na construção do conhecimento histórico relativamente aos movimentos
colaboracionistas e de resistência franceses entre 1940 e 1945?
Os objetivos fundamentais deste projeto são aferir o papel das fotografias na construção
do conhecimento histórico em alunos do 9º ano de escolaridade com relação aos movimentos
colaboracionistas e de resistência franceses no decorrer da Segunda Guerra Mundial (1940-
1945). A escolha da fotografia prende-se com o facto de «O passado pode, então, ser melhor
compreendido quando visto (…) através da fotografia (…) legítima e valiosa fonte para a História»
(Oliveira, 1996).
Este estudo insere-se no domínio de investigação reconhecido por Literacia Visual
Histórica, que tem por objetivo perceber os modos como os alunos leem e interpretam as
fotografias enquanto fontes históricas. A fotografia é uma fonte que está presente no nosso dia-adia.
O meu objetivo ao usá-la como fonte de recolha de dados era cativar a atenção dos alunos,
uma vez que a fotografia faz parte do seu quotidiano e hoje em dia funciona quase como um
meio de inserção na sociedade. Por outro lado, tornou-se importante também clarificar que as
fontes visuais, neste caso específico a fotografia, têm muita relevância e importância no
panorama histórico. This report is based on the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS) developed within the scope of the Professional Internship course, taught in the second year of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, Institute of Education at the University Do Minho, in the academic year 2016/2017, implemented in a class of the 9th grade of schooling, in a school located in Braga. The report will be divided into three fundamental parts: one that focuses on the historical and pedagogical context that motivated this study, which outlines the context in which the study was developed and the one dedicated to the study and intervention project carried out during the classes taught. Thus, the study will focus on the interpretation of photographs in order to assess how these sources can be important in the construction of the students' historical knowledge. That being the case, I wish to answer the following question: What is the importance of photographs in the construction of historical knowledge of French collaboration and the resistance movements between 1940 and 1945? The fundamental objectives of this project are to assess the role of photographs in the construction of historical knowledge in students of the 9th year of schooling in relation to the French collaborationist and resistance movements during the Second World War (1940-1945). The choice of the photograph is related to the fact that "The past can then be better understood when viewed (...) through photography (...) legitimate and valuable source for history" (Oliveira, 1996). This study is part of the field of research recognized by Historical Visual Literacy, which aims to understand the ways students read and interpret photographs as historical sources. Photography is a source that is present in our daily life. My goal in using it as a source of data collection was to captivate the attention of students, since photography is part of their daily lives and currently works almost as a means of insertion in society. On the other hand, it has become important also to clarify that the visual sources, in this case specific the photography, have much relevance and importance in the historical panorama. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57969 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecilia-Silva.pdf Acesso restrito! | 1,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |