Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57925
Título: | A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol |
Outro(s) título(s): | From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes |
Autor(es): | Roriz, Pedro Filipe Magalhães |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da Pazos-Justo, Carlos |
Palavras-chave: | Leitura Motivação Compreensão leitora Estratégias de pré-leitura Conhecimentos prévios Reading Motivation Reading comprehension Pre-reading strategies Previous knowledge |
Data: | 9-Abr-2019 |
Resumo(s): | O presente relatório tem como principal objetivo apresentar o método de implementação e
respetivas conclusões do projeto de intervenção pedagógica supervisionado denominado “A préleitura
e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol”. Centrado na
competência de leitura, mais concretamente na compreensão leitora, este projeto de
investigação-ação decorreu no contexto específico de uma turma do 11º ano de escolaridade
para a disciplina de Espanhol (ELE) e de uma turma do 12º ano de escolaridade para a
disciplina de Português (LM), ambas pertencentes ao Curso de Línguas e Humanidades da
Escola Secundária de Alberto Sampaio.
Partindo do princípio de que ler representa compreensão e de que essa mesma compreensão da
leitura é resultante do processamento interativo entre o texto (aquilo que se lê), o leitor (aquele
que lê) e o contexto (enquadramento de quem lê com aquilo que é lido), o processo de leitura
deverá ser acompanhado de estratégias que resultaram na referida compreensão. Ora, ensinar
leitura é também ensinar estratégias que permitam ao leitor compreender aquilo que lê. Tais
estratégias deverão ocorrer durante os três momentos: antes da leitura (pré-leitura), durante a
leitura (leitura) e após a leitura (pós-leitura). Sendo a pré-leitura o instante inicial do processo de
ler, cabe às estratégias deste momento motivar e ativar conhecimentos propícios para a boa
compreensão leitora. Será, pois, sobre as estratégias que podem ser aplicadas no momento da
pré-leitura que este relatório se debruçará. Em suma, das reflexões resultantes da intervenção
conclui-se que, se devidamente ativadas, as vivências e conhecimentos que cada aluno leva para
a sala de aula influenciam substancialmente a sua aprendizagem. This report has as main objective to present the method of implementation and respective conclusions of the project of Supervised pedagogic intervention called "From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes". Centralized in reading competence, more specifically in reading comprehension, this action-research project was carried out in the specific context of a class of the eleventh year of schooling for the Spanish language (ELE) and a group of the 12th year of schooling for the discipline of Portuguese (LM), both belonging to the Language and Humanities Course at Alberto Sampaio Secondary School. Assuming that reading represents understanding and that this same understanding of reading is the result of the interactive processing of the text - what you read - the reader - the one who reads - and the context - who reads what is read the reading process should be accompanied by strategies that have resulted in this understanding. Now, teaching reading is also to teach strategies that allow the reader to understand what he reads. Such strategies should occur during the three moments: before reading (pre-reading), during reading (reading) and after reading (reading). Being the pre-reading the initial moment of the process of reading, it is up to this moment to motivate and activate propitious knowledge for the reading comprehension. It will therefore be on the strategies that can be applied at the time of pre-reading, which this report will address. In short, by the reflections resulting from the intervention we conclude that, if properly activated, the experiences and knowledge that each student takes to the classroom substantially influence their learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57925 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Filipe Magalhães Roriz.pdf | 8,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |