Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57821
Título: | Melhoria do acompanhamento e monitorização do processo de subcontratação numa empresa de fundição |
Autor(es): | Cunha, Daniela Maria Sousa e |
Orientador(es): | Sampaio, Paulo |
Palavras-chave: | Avaliação de fornecedor Monitorização de fornecedor ISO 9001 Gestão da cadeia de fornecimento Supplier evaluation Supplier monitoring Supply chain management |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Nos últimos anos, as empresas perceberam que a qualidade dos produtos e serviços
subcontratados têm uma enorme influência nas suas atividades principais. Por isso,
gerir e monitorizar efetivamente o processo de subcontratação tornou-se
extremamente importante. O objetivo deste trabalho é analisar e melhorar o sistema
de gestão da subcontratação, permitindo selecionar, avaliar e monitorizar os
fornecedores mais relevantes de forma mais rigorosa e precisa.
Dado que processo de gestão dos fornecedores não era um processo novo na Fundição
do Alto da Lixa, o primeiro passo foi analisar e diagnosticar a forma como este
processo estava a ser realizado e identificar áreas de melhoria. Após essa análise, o
próximo passo foi melhorar o inquérito preliminar, acrescentando tópicos importantes
que estavam em falta, seguido pela implementação de uma plataforma para gerir
todos os fornecedores e obter informação just-in-time sobre eles.
Essas melhorias foram evidentes nos resultados da avaliação de desempenho dos
fornecedores, pois a maioria dos fornecedores melhorou a sua classificação no
segundo trimestre do ano. In recent years, companies have realized that the quality of outsourced products and services have a huge influence on their core business. Therefore, managing and monitoring effectively the subcontracting process has become extremely important. The objective of this work is to analyze and improve the subcontracting management system, allowing to select, evaluate and monitor the most relevant suppliers in a more rigorous and accurate way. Given that the suppliers’ management process was not a new process at the Fundição do Alto da Lixa, the first step was to analyze and make a diagnosis of the way this process was being carried out and identify areas of improvement. Following this analysis, the next step was to improve the preliminary questionnaire by adding important missing issues, followed by the implementation of a dashboard to manage all suppliers and get just-in-time information about them. These improvements were evident in the results of the supplier performance evaluation because most of the suppliers have improved their score in the second quarter of the year. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57821 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Maria Sousa e Cunha.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |