Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57821

TítuloMelhoria do acompanhamento e monitorização do processo de subcontratação numa empresa de fundição
Autor(es)Cunha, Daniela Maria Sousa e
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Palavras-chaveAvaliação de fornecedor
Monitorização de fornecedor
ISO 9001
Gestão da cadeia de fornecimento
Supplier evaluation
Supplier monitoring
Supply chain management
Data2018
Resumo(s)Nos últimos anos, as empresas perceberam que a qualidade dos produtos e serviços subcontratados têm uma enorme influência nas suas atividades principais. Por isso, gerir e monitorizar efetivamente o processo de subcontratação tornou-se extremamente importante. O objetivo deste trabalho é analisar e melhorar o sistema de gestão da subcontratação, permitindo selecionar, avaliar e monitorizar os fornecedores mais relevantes de forma mais rigorosa e precisa. Dado que processo de gestão dos fornecedores não era um processo novo na Fundição do Alto da Lixa, o primeiro passo foi analisar e diagnosticar a forma como este processo estava a ser realizado e identificar áreas de melhoria. Após essa análise, o próximo passo foi melhorar o inquérito preliminar, acrescentando tópicos importantes que estavam em falta, seguido pela implementação de uma plataforma para gerir todos os fornecedores e obter informação just-in-time sobre eles. Essas melhorias foram evidentes nos resultados da avaliação de desempenho dos fornecedores, pois a maioria dos fornecedores melhorou a sua classificação no segundo trimestre do ano.
In recent years, companies have realized that the quality of outsourced products and services have a huge influence on their core business. Therefore, managing and monitoring effectively the subcontracting process has become extremely important. The objective of this work is to analyze and improve the subcontracting management system, allowing to select, evaluate and monitor the most relevant suppliers in a more rigorous and accurate way. Given that the suppliers’ management process was not a new process at the Fundição do Alto da Lixa, the first step was to analyze and make a diagnosis of the way this process was being carried out and identify areas of improvement. Following this analysis, the next step was to improve the preliminary questionnaire by adding important missing issues, followed by the implementation of a dashboard to manage all suppliers and get just-in-time information about them. These improvements were evident in the results of the supplier performance evaluation because most of the suppliers have improved their score in the second quarter of the year.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57821
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Maria Sousa e Cunha.pdfDissertação de Mestrado2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID