Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57721
Título: | Acontecimentos significativos na aprendizagem do violino: um estudo exploratório em contexto pedagógico |
Outro(s) título(s): | Significant events on learning the violin: an exploratory study in pedagogical context |
Autor(es): | Costa, Joana Luísa Gouveia da |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Acontecimentos significativos Relação pedagógica Violino Pensamento crítico Significant events Pedagogic relationships Violin Critical thought |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio descreve o Plano de Intervenção implementado no ano lectivo
2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, integrado no Mestrado
em Ensino de Música e teve como principal enfoque investigativo a exploração de
acontecimentos significativos na aprendizagem do violino, tendo em conta a perspectiva do
aluno e do professor. O propósito, no âmbito pedagógico, passou por desenvolver actividades
que pudessem apurar o pensamento reflexivo dos alunos, incluindo a adopção de uma postura
mais activa perante a sua aprendizagem, passando inevitavelmente pela identificação dos
acontecimentos significativos. Tendo como ponto de partida a investigação realizada na área da
Psicologia acerca desta temática, pretendeu-se compreender melhor a relacção pedagógica
entre o aluno e professor numa aula de instrumento, dadas as características deste contexto –
um-para-um – e explorar quais os episódios específicos ocorridos que poderão provocar um
impacto mais significativo no aluno. Os dados obtidos foram recolhidos através de três
questionários principais, dos quais dois são originais e um adaptado do questionário criado por
R. Elliott (1993) conhecido por Helpful Aspects of Therapy. A literatura apontava para uma
discrepância entre as perspectivas dos dois intervenientes, assim como se verificou nos
resultados desta investigação, de carácter exploratório, na qual apenas 23% dos acontecimentos
foram coincidentes entre o professor e o aluno. Foram reunidos indicadores de que a
perspectiva do professor está mais centrada no processo cognitivo com vista à resolução de
questões técnicas, enquanto que os alunos referiram mais acontecimentos relacionados com a
importância da orientação do professor, contudo com impacto ao nível do fortalecimento da
confiança. Para além disso, os dados indicam que os alunos, em geral, consideram que tocar
reportório motivador potencia a sua aprendizagem, assim como a abordagem a novos conteúdos
proporciona uma sensação de evolução no instrumento. Os resultados da investigação fazem
realçar a necessidade de aprofundamento desta temática, no sentido de compreender se o
aumento da coincidência de acontecimentos significativos entre o professor e o aluno resultaria num melhoramento da relação pedagógica com vista a uma aprendizagem do violino mais
consistente. This Internship Report describes the intervention plan that took action on Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, in the 2016/2017 school year, as part of the Practicum of the Master’s degree in Music Education of the University of Minho, having as main investigation focus the exploration of significant episodes on learning the violin, taking into account both student's and teacher perspective. In the pedagogical scope, the intention was to develop activities that could refine the students reflexive thought, including the adoption of a more active posture towards their own learning, thus the inevitable identification of significant episodes. Having as a starting point the investigation of the psychology field around this theme, the goal was to better understand the pedagogical relationship between student and teacher on an instrumental lesson, due to the specific characteristics of this context - the “one-to one" approach - and explore which were the specific episodes that proved to have more impact on the student. The obtained data was collected through three main questionnaires, in which two are originals, being the third one adapted from R. Elliot questionnaire known as "Helpful Aspects of Therapy" (1993). Besides that, it was also added the reflection grids resulting from the direct observation, and two open questionnaires directed to the cooperative teacher and students. Literature points to a discrepancy between the perspectives of both teacher and student, as verified on the results of this investigation, with an exploratory character, in which only 23% of the events were coincident between teacher and student. Gathered indicators show that teacher's perspective is mainly focused on the cognitive process applied to the resolution of technical issues, while the students referred mainly events related to the importance of "teacher orientation", with an impact on a trust strengthening level. Besides this, data show that students, in general, consider that playing motivational repertoire strengthens their learning abilities. Approaching new contents is also an important factor, as it provides a sense of evolution on learning the instrument. Results of this investigation highlight the need to deepen this subject, in order to understand if the increasing coincident significant events between teacher and student could result in an improvement of the pedagogical relationship, aiming to a more consistent learning of the violin. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57721 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Luísa Gouveia da Costa.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |