Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5767
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2006-11-09T17:23:14Z | - |
dc.date.available | 2006-11-09T17:23:14Z | - |
dc.date.issued | 2006-09 | - |
dc.identifier.citation | In PEREIRA, Beatriz Oliveira ; CARVALHO, Graça Simões de - “Actividade Física, Saúde e Lazer : A Infância e Estilos de Vida Saudáveis.” Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda, 2006. ISBN 972-757-423-8. p. 19-37. | eng |
dc.identifier.isbn | 972-757-423-8 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-757-423-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/5767 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos tem havido um grande debate sobre as diversas formas de abordagem da Educação para a Saúde e da Promoção da Saúde. Estas perspectivas têm sido estruturadas em diversos "modelos" que se diferenciam entre si essencialmente pelos objectivos e pelos métodos de trabalho utilizados. É neste contexto que nos surge uma questão crucial: dever-se-á dar ênfase à persuasão para que as pessoas alterem os seus comportamentos e estilos de vida para uma vida mais saudável, ou dever-se-á dar ênfase à alteração do ambiente físico e socio-económico naturalmente conducente a uma vida mais saudável? A tradicional Educação para a Saúde tem-se preocupado essencialmente com a alteração dos estilos de vida, ou seja, tem vindo a persuadir as pessoas a alterarem os seus hábitos para se "encaixarem" no ambiente em que vivem. Este modelo de educação para a saúde tem como objectivo que as pessoas cumpram o programa/proposta que lhes é apresentado, conduzindo à "culpabilização da vítima" quando o indivíduo insiste em não alterar o seu comportamento, por opção e vontade própria ou não. São diversas as alternativas a este modelo tradicional que se podem sintetizar em duas perspectivas diferentes e complementares de educação e promoção da saúde: por um lado, o desenvolvimento de opção informada das pessoas para que possam optar conscientemente e por escolha própria, e por outro, a criação de ambientes infra-estruturais (físicos e sócio-económicos) favoráveis à promoção de estilos de vida saudáveis. Nesta comunicação discutem-se diversos modelos de educação e promoção da saúde, dando especial ênfase não só à importância da opção informada e do "empowerment" dos indivíduos e das populações para assumirem atitudes conscientes e responsáveis quanto à sua saúde mas também à importância da criação de ambientes estruturais favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis. | eng |
dc.description.sponsorship | LIBEC/CIFPEC-UM (Centro de Investigação em Promoção da Literacia e do Bem-Estar da Criança da Universidade do Minho) | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Lidel - Edições Técnicas | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Promoção da saúde | eng |
dc.subject | Estilos de vida | eng |
dc.subject | Literacia para a saúde | eng |
dc.subject | Empowerment | eng |
dc.title | Criação de ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis | por |
dc.type | bookPart | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros DCILM - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ambientes favoraveis.pdf | Capítulo de livro | 227,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |