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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2006-11-09T17:23:14Z-
dc.date.available2006-11-09T17:23:14Z-
dc.date.issued2006-09-
dc.identifier.citationIn PEREIRA, Beatriz Oliveira ; CARVALHO, Graça Simões de - “Actividade Física, Saúde e Lazer : A Infância e Estilos de Vida Saudáveis.” Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda, 2006. ISBN 972-757-423-8. p. 19-37.eng
dc.identifier.isbn972-757-423-8-
dc.identifier.isbn978-972-757-423-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/5767-
dc.description.abstractNos últimos anos tem havido um grande debate sobre as diversas formas de abordagem da Educação para a Saúde e da Promoção da Saúde. Estas perspectivas têm sido estruturadas em diversos "modelos" que se diferenciam entre si essencialmente pelos objectivos e pelos métodos de trabalho utilizados. É neste contexto que nos surge uma questão crucial: dever-se-á dar ênfase à persuasão para que as pessoas alterem os seus comportamentos e estilos de vida para uma vida mais saudável, ou dever-se-á dar ênfase à alteração do ambiente físico e socio-económico naturalmente conducente a uma vida mais saudável? A tradicional Educação para a Saúde tem-se preocupado essencialmente com a alteração dos estilos de vida, ou seja, tem vindo a persuadir as pessoas a alterarem os seus hábitos para se "encaixarem" no ambiente em que vivem. Este modelo de educação para a saúde tem como objectivo que as pessoas cumpram o programa/proposta que lhes é apresentado, conduzindo à "culpabilização da vítima" quando o indivíduo insiste em não alterar o seu comportamento, por opção e vontade própria ou não. São diversas as alternativas a este modelo tradicional que se podem sintetizar em duas perspectivas diferentes e complementares de educação e promoção da saúde: por um lado, o desenvolvimento de opção informada das pessoas para que possam optar conscientemente e por escolha própria, e por outro, a criação de ambientes infra-estruturais (físicos e sócio-económicos) favoráveis à promoção de estilos de vida saudáveis. Nesta comunicação discutem-se diversos modelos de educação e promoção da saúde, dando especial ênfase não só à importância da opção informada e do "empowerment" dos indivíduos e das populações para assumirem atitudes conscientes e responsáveis quanto à sua saúde mas também à importância da criação de ambientes estruturais favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis.eng
dc.description.sponsorshipLIBEC/CIFPEC-UM (Centro de Investigação em Promoção da Literacia e do Bem-Estar da Criança da Universidade do Minho)eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherLidel - Edições Técnicaseng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectPromoção da saúdeeng
dc.subjectEstilos de vidaeng
dc.subjectLiteracia para a saúdeeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.titleCriação de ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveispor
dc.typebookParteng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
DCILM - Livros e Capítulos de Livros

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