Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57377
Título: | As narrativas como precursoras do desenvolvimento do domínio do corpo e o prazer do movimento da criança |
Outro(s) título(s): | Narratives as precursors of the development of the mastery of the body and the pleasure of the child's movement |
Autor(es): | Silva, Catarina Daniela Gonçalves |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Jardim de infância Leitura Movimento Jogo Dramatização Currículo articulado Kindergarten Reading Movement Game Dramatization Articulated curriculum |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório expõe o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto
de jardim de infância no âmbito do estágio curricular, inserido no plano de estudos do Mestrado
em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho.
O principal desafio deste projeto foi conseguir relacionar, de forma profícua, dois domínios
da aprendizagem – a leitura e o movimento – que, à primeira vista, parecem dissociáveis.
O projeto enquadrou-se, de forma eficiente, no grupo da sala dos três anos, pois os dois
domínios de trabalho, essenciais para esta faixa etária, possibilitaram: por um lado, momentos
mais calmos, onde importava desenvolver a linguagem oral, a memória auditiva e visual, a
valorização do livro e da leitura como um caminho que leva a criança a fortalecer a imaginação,
vocabulário, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, por outro, momentos
que implicavam o prazer do movimento da criança através das mais diversas formas (jogos,
circuitos, dramatizações), que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades e destrezas
como correr, saltar e rebolar, adquirir comportamentos de cooperação e respeito pelos outros,
explorar e tomar consciência das possibilidades e limitações do seu corpo e da relação do
mesmo com diferentes materiais e espaços.
A diferença do projeto permitiu que as propostas pedagógicas, desenvolvidas ao longo do
projeto, e os seus resultados, confirmassem a ideia de um currículo articulado que deve integrar
várias áreas e domínios da aprendizagem. Consequentemente, possibilitaram à criança
aprendizagens díspares em aspetos essenciais do seu desenvolvimento. This report presents the project of pedagogical intervention developed in the context of kindergarten in the framework of the curricular internship, inserted in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education of the University of Minho. The main challenge of this project was to be able to relate, in a profitable way, two domains of learning - reading and movement - which at first sight seem dissociable. The project was efficiently integrated into the three-year group, as the two work domains, essential for this age group, allowed for: on the one hand, calmer moments, where it was important to develop oral language, auditory and visual memory, the valorization of the book and reading as a path that leads the child to strengthen the imagination, vocabulary, emotions and feelings in a pleasurable and meaningful way, on the other, moments that involved the pleasure of the child's movement, through the most different forms (games, circuits, role-plays), which provided the development of abilities and skills like running, jumping and rolling, acquiring cooperative behavior and respect for others, exploring and being aware of the possibilities and limitations of your body and the relationship of your body with different materials and spaces. The difference of the project allowed the pedagogical proposals developed throughout the project and their results to confirm the idea of an articulated curriculum that should integrate several areas and domains of learning. Consequently, they enabled the child to learn differently in essential aspects of its development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57377 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catarina Daniela Gonçalves Silva.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |