Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57317
Título: | Reorganização do espaço: um percurso de aprendizagem ativa |
Outro(s) título(s): | Reorganization of space: an active learning path |
Autor(es): | Antunes, Cátia Sofia da Cunha |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Reorganização do espaço Papel do adulto Participação da criança Reorganization of space Adult role Child participation |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio do
Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade do Minho. O projeto de intervenção
pedagógica, desenvolvido em contexto de jardim de infância, inscreve-se na dimensão pedagógica da
organização do espaço e dos materiais numa sala de atividades.
Neste sentido, este relatório pretende salientar a importância de um espaço pedagógico de
qualidade, refletindo sobre o papel do adulto durante o processo de organização do espaço e na sua
adequação ao grupo de crianças, bem como na necessidade de as crianças participarem ativamente
em todo o processo de organização de um espaço pedagógico. Também se procurou verificar o
impacto que um ambiente rico e devidamente organizado tem nas escolhas e nas interações das
crianças, sendo que o Projeto de Intervenção Pedagógica procurou incidir sobre as áreas da
biblioteca e da casa.
O Projeto de Intervenção Pedagógica, desenvolvido com base na abordagem de
Investigação-Ação, procurou recorrer ao ciclo de observação, planeamento, atuação, reflexão e
avaliação, ciclo necessário para que a intervenção pedagógica fosse respondendo aos objetivos do
projeto de intervenção pedagógica.
A intervenção pedagógica realizada procurou incidir na reorganização e no apetrechamento
das áreas de interesse, em conjunto com o grupo de crianças, de forma a tornar estes espaços mais
ricos e favorecedores de experiências de aprendizagem e de desenvolvimento para as mesmas. A
intervenção realizada permitiu compreender que organização do espaço e dos seus materiais
assumem um papel importante para a construção de um ambiente de qualidade. Da mesma forma
se salienta a importância da participação das crianças no processo de organização do espaço e na
criação de novas e diversas possibilidades ao nível do jogo e das experiências de aprendizagem. This internship report was developed within the scope of the Curricular Unit Internship of the Master’s Degree in Pre-School Education, at the University of Minho. The project of pedagogical intervention, developed in the context of kindergarten, is part of the pedagogical dimension of the organization of space and pedagogical materials in an activity room. In this sense, this report intends to emphasize the importance of a quality pedagogical space, reflecting on the role of the adult during the process of organization of the space and its suitability to the group of children, as well as on the need for the children to participate actively in the whole process of organizing a pedagogical space. We also sought to verify the impact of a rich and properly organized environment on the choices and interactions of children, being that the Pedagogical Intervention Project sought to focus on the library and home areas. The Pedagogical Intervention Project, developed based on the research-action approach, sought to use the cycle of observation, planning, acting, reflection and evaluation, a necessary cycle for the pedagogical intervention to respond to the objectives of the pedagogical intervention project. The pedagogical intervention undertaken sought to focus on the reorganization and provision of areas of interest, together with the group of children, in order to make these spaces richer elements and conducive to learning and development experiences for them. The intervention made it possible to understand that the organization of space and its materials play an important role in the construction of a quality environment. It also emphasizes the importance of children's participation in the process of organizing space and creating new and diverse possibilities in terms of play and learning experiences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57317 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Sofia da Cunha Antunes.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |